Image

Você está pronto para começar 2025?

Você acredita que se sente pronto para começar o ano de 2025?

Você acredita que se sente pronto para começar o ano de 2025?

Pergunta feita por este editor

Se sentir pronto para começar um ciclo, quase ninguém está. Por isso, a gente faz planos, não necessariamente para se preparar para o ciclo que começa, mas para fazer diferente nesse ano que começa. Mas de certa forma, todos nós ao mesmo tempo nos sentimos preparados, se não para o ano que começa, para os planos que tem o ano novo como um marco importante. Mas será que a gente se sente preparado? Afinal de contas, uma coisa é estar pronto, e outra é estar preparado. Talvez até pareça que eu falo de duas palavras que significam basicamente a mesma coisa, mas existem diferenças entre estar pronto e estar preparado.

E eu entendo que estou preparado para o ano que começa, ainda mais diante dos desafios que esse ano vai trazer, em todos os termos, principalmente nas mudanças que vão acontecer no ritmo de trabalho e na minha rotina no geral. Mas com muita coisa para ajustar. 2025 para mim se tornou o ano da virada a partir do momento em que eu precisava lidar com as coisas que não deram certo nesse ano de 2024. Não que em 2025, algumas coisas possam não dar certo, afinal, o que pode ser mais imprevisível do que os nossos planos, em especial as coisas que a gente sequer planeja? Também tem um componente de surpresa envolvido.

Estar preparado para o Ano Novo é estar preparado para o novo em todos os sentidos, para além de uma simples mudança no calendário. É estar preparado para o quão dinâmica é a nossa vida. É estar preparado para as surpresas que sempre acontecem todos os anos. É estar preparado para o imponderável. É entender que muitas vezes, as coisas que acontecem independem dos seus planos, que você precisa fazer justamente para ter uma base, para ter um norte, uma bússola para não se perder nesse caminho que a gente nem decorou direito como é que é. Mas que a gente vai ter que descobrir de qualquer maneira.

Posso até dizer que eu não estou pronto para começar 2025. Mas eu estou preparado, mesmo que eu sinta em alguns momentos que ainda precise me preparar, mesmo que eu sinta que os planos que eu faço precisam ser melhorados, afinal, os nossos planos são como se fossem uma bússola que precisa ser calibrada para não te orientar para um caminho que você não deve seguir. Mas eu posso garantir uma coisa para vocês, que vão me acompanhar nessa caminhada: tudo está em ordem e eu vou seguir em busca desse caminho que eu não sei direito como é que vai ser, mas que será bastante promissor.

Posso dizer que, apesar de não me sentir pronto, eu estou preparado. Pode até parecer uma coisa incoerente, contraditória, mas é mais ou menos assim que eu me sinto neste momento. Afinal, é sobre entender o sentido das coisas. Por entender que uma coisa é estar pronto, e a outra é estar preparado. E muitas vezes, a gente passa por situações difíceis, e quantas eu não consegui passar nesse ano de 2024 mesmo não estando pronto para nenhuma delas? Faz parte da caminhada e eu sei que em alguns momentos o imponderável pode acontecer. E é assim que eu estou preparado para um novo ciclo, pronto para o que vier.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo