Em um momento como este, de véspera de Natal, você reflete um pouco sobre os resultados que obteve neste ano e sente que precisa melhorar?
Pergunta feita por este editor
Véspera de Natal é tempo de celebrar, é verdade. Afinal, a gente lembra dos bons momentos que aconteceram no ano que está terminando e quer guardá-los para sempre na memória. Ao mesmo tempo, é um tempo de reflexão, pois na mesma proporção dos bons momentos, algumas coisas não saíram como a gente planejou e em muitas vezes foi necessário correr atrás do prejuízo. Coisas que demandam tempo, que de certa forma refletem na qualidade do trabalho, mas que eu procuro tentar minimizar o que for necessário. Se esses imprevistos que aconteceram esse ano atrapalharam em alguma coisa que aconteceu esse ano? Talvez pouca coisa.
É o momento que a gente sente que mais um ciclo termina, mais um capítulo da nossa história fica para trás. E é isso. O que fica de cada momento que a gente deixa para trás é a história que a gente fez acontecer, além da história que a gente contou. Muita coisa dessas tantas histórias que eu criei e vivenciei ao longo do ano, não só deste, mas também dos outros 15 anos do site que ontem completou 16 anos, está aqui registrada para relembrar quantas vezes necessário for quando estiver naqueles bons momentos, e lembrar que para que esses bons momentos fossem possíveis, a gente precisou passar por muita coisa.
Ao mesmo tempo, me lembro dos outros natais. Foi justamente em um que o blog foi lançado, tendo nascido na noite de uma antevéspera. Que é um momento natural de agitação e movimento diante da proximidade das festas de fim de ano. Um Natal especial que deixou um marco importante na minha vida e me faz lembrar de maneira especial todos os outros natais que viriam depois. Afinal, o momento de começar a registrar as suas histórias, lá na frente, seria o momento que você iria relembrar os momentos de cada ano. É isso que torna dezembro especial para o meu principal projeto, mas mais do que isso, para mim mesmo.
E é lógico que esse momento traz reflexões e aprendizados importantes. Reflexões sobre aquilo que a gente queria tanto que tivesse acontecido e não aconteceu, e se não aconteceu, onde foi que a gente errou, e se a gente errou, como a gente pode tentar acertar no próximo ciclo. Aprendizados sobre aquilo que a gente quer repetir mais vezes no próximo ciclo, e onde a gente procura melhorar para que os próximos ciclos sejam incríveis. E eu tenho certeza de que tudo será incrível no ano que virá, mesmo sabendo que os desafios prometem ser ainda maiores. O próximo ano traz muitos desafios e bastante oportunidades de aprendizado.
Nesta véspera de Natal, que a gente lembre antes de qualquer coisa o motivo que nos faz estarmos reunidos com as nossas famílias todos os anos, e o motivo pelo qual nós celebramos com aqueles que amamos todos os anos. É por esse motivo que estamos aqui e é esse motivo que a gente deve sempre lembrar ao longo do ano. Para que, nesta noite, a gente esteja em paz, saúde, harmonia e leve esse desejo para todos os dias do ano. E nesta noite, estamos aqui, prontos para celebrar o motivo maior que torna tudo isso possível. Pois Ele nasceu, trazendo a Luz do mundo, e é essa Luz que nos conduz por onde a gente for.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: