Image

Unidade visual em todos os tons

O site voltou a apresentar tons de azul hoje. Como conseguiu manter uma unidade visual mesmo com a troca de cores?
, ,

O site voltou a apresentar tons de azul hoje. Como conseguiu manter uma unidade visual mesmo com a troca de cores?

Pergunta feita por este editor

Entramos em julho, voltamos para a rotina, voltamos para o azul que nos caracteriza e que vai ser a cor das paredes aqui do quarto. Pois bem, o quarto é a novidade desta rotina. A novidade que vai fazer parte da rotina. E quando eu trouxe tons mais claros para a linha de frente da identidade visual, eu quis trazer justamente isso, sensações. E hoje, trago essa sensação de rotina, de cotidiano, de um ambiente que mesmo que eu troque as cores do site e das redes sociais, vai fazer parte do meu ambiente durante todos os 365 dias do ano. Afinal, é a cor azul que liga todas as outras, a cor azul que identifica o site há 16 anos e meio.

A identidade visual trabalha com cinco tons de azul, cinco tons de amarelo, cinco tons de vermelho. Essas cores vão clareando nesses cinco níveis, e um dos segredos para manter a unidade visual é fazer com que cada graduação de cor corresponda ao que é empregado nos elementos da identidade visual do site. Além disso, também uso cores que transitam entre todas elas, como a cor branca pura para o fundo, cinza para links e detalhes, e preto puro para os caracteres. E se eu troquei o esquema de cores do tema de maneira rápida de ontem para hoje, é porque os esquemas foram montados com antecedência e dentro daquilo que eu estabeleci no manual de identidade visual, ainda que não tenha publicado. Mas eu sigo as diretrizes.

Como bem disse, uso cinco tons de cada cor primária e eu correspondo cada tom, onde 1 é o tom mais escuro e 5 é o tom mais claro. E por óbvio, eu tenho os tons 2, 3 e 4 de cada cor, que vai clareando conforme os números aumentam. Esse é o esquema que eu adoto desde 2019, com a diferença de que nessa identidade de 2025, eu inverti a prioridade das cores. Até então, usava o tom mais escuro e poucos tons claros. Esse tom que você está vendo, independente da cor que você esteja vendo, é o tom mais claro, o de número 5, que é adotado no site por conta da taxa de contraste: uso um tom mais claro e os caracteres em preto puro.

Assim, em cada tema que eu emprego mais de uma cor, eu correspondo cada cor em uma graduação. Quando você vê uma arte com fundo mais claro, ela é sempre a cor de número 5, quer seja azul, quer seja amarelo, quer seja vermelho. E os tons variantes adotam geralmente a cor de graduação 4, onde se eu mudar todo o esquema de cores de azul para amarelo, o quinto tom de azul deve corresponder ao quinto tom de amarelo, e o quarto tom de azul deve corresponder ao quarto tom de amarelo. Com a paleta de cores vermelha, a mesma coisa. É assim que eu mantenho a unidade visual da marca, mesmo mudando as suas cores.

É nesse esquema, que eu vou mostrar em detalhes no manual de identidade visual que eu vou publicar ainda neste mês de julho aqui no site, que eu consigo manter a unidade visual da marca do site e das redes sociais em todos os seus tons. Ontem você viu o site em amarelo pastel. Hoje você vê em azul pastel. E no final do ano, verá em vermelho pastel. Mas o que você vai ver vai ser o mesmo layout, o mesmo conceito, o mesmo esquema, ambientado nos períodos das festividades de junho e dezembro. É isso que torna a marca que eu desenvolvi única, para todos os tons, para todas as estações, para todas as sensações.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 196: Enfim, o meu ambiente - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 196: Enfim, o meu ambiente
  2. Luneta Sonora 195: E a sua cabeça, está como?
  3. Luneta Sonora 194: As mudanças do Google Notícias
  4. Luneta Sonora 193: O que aconteceu com as web stories?
  5. Luneta Sonora 192: O período junino bate à porta

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes