Image

Uma peça para mudar a percepção das pessoas

Se pudesse criar uma peça visual que mudasse a percepção das pessoas, qual seria?
,

Se pudesse criar uma peça visual que mudasse a percepção das pessoas, qual seria?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Essa é uma pergunta bem difícil. Mas eu vou me propor a responder, afinal, eu nunca fugi de uma pergunta, não é? É uma coisa que eu nunca fiz nem no tempo de Daily Prompt, nem no tempo de Conhecendo Você, não vai ser agora nas #SetePerguntas. Quando a pergunta é difícil, eu penso no que eu vou responder para não responder qualquer coisa. E talvez essa seja uma das perguntas mais difíceis e provocadoras, se eu pudesse criar uma peça visual que mudasse a percepção das pessoas. Se eu não sei o que fazer, vamos fazer juntos? A criação nasce do nada e a gente tem as ideias ao longo do momento que a gente desenvolve o raciocínio das coisas

E porque eu disse que essa pergunta seria difícil? Justamente por não ter uma ideia pronta para o momento, e olha que eu esqueço a pergunta que eu separo para o tema e só lembro no dia determinado, de forma que eu responda a pergunta no dia, no momento, e é o que torna este tema espontâneo e sincero: afinal, as perguntas podem ser feitas por mim, podem ser feitas por inteligência artificial, podem ser feitas por você: o que eu tenho que digitar é a resposta, é o que sai da minha cabeça, é o que eu penso no momento em que eu vou responder. E é desse nada que se torna tudo que eu quero partir para a ideia que eu tenho neste momento.

Eu não tenho uma ideia pronta sobre uma peça visual que mudasse a percepção das pessoas. Para falar a verdade, eu nunca tenho, eu vou imaginando na concepção e pensando no impacto que aquela ideia vai gerar para as pessoas. Acredito que eu faço isso de mudar a percepção das pessoas o tempo todo quando eu vou elaborar não só um projeto visual, mas qualquer projeto de comunicação ou publicidade. Ou ao menos tento fazer, tem vezes que eu consigo obter êxito, tem vezes que eu posso falhar. Todos nós que trabalhamos com publicidade ou comunicação temos como missão mudar a percepção das pessoas sobre muitas coisas.

Diante de uma pergunta provocativa, a minha proposta também é provocativa. E é aqui que eu traço o meu ponto de partida para a peça que eu faria para mudar a percepção das pessoas, tão e simplesmente. Você acredita em tudo aquilo que você vê? Você acredita em tudo que oferecem para você? Você acredita em tudo que dizem para você? Onde está a verdade? É tudo verdade mesmo? A peça que eu imagino para mudar a percepção das pessoas é sobre o que é verdade sobre o que ela vê ao seu redor. Afinal, qual o conceito de verdade? Qual o conceito das próprias coisas? É uma provocação ao mundo ao seu redor. Uma reflexão sobre o que a gente vê, sobre o que a gente faz, sobre o que a gente constrói.

A gente faz um monte de coisas doidas, muitas vezes. Que talvez, chamariam de conceituais. Que significam muito, e ao mesmo tempo, nada. Talvez você não entenda nada do que eu esteja escrevendo, mas quem me entende de verdade, sabe um pouco dessa provocação que eu quero fazer. O suficiente para dizer ao mundo que não vim a passeio ou para brincadeira, coisa que eu deixei bem claro na campanha dos sites depois de um comentário que não foi provocador para mim, mas provocador para o meu trabalho. O que pedia uma mudança de atitude. E ela está acontecendo. Para isso, você tem que ser provocativo as vezes. E tem que ser sincero em muitas outras. Assim, consigo mudar a percepção das pessoas.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 205: O futuro do SEO com alma - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 205: O futuro do SEO com alma
  2. Luneta Sonora 204: Comunicação que conecta
  3. Luneta Sonora 203: E-E-A-T: O que é e por que o Google quer conteúdo com alma
  4. Luneta Sonora 202: Novas séries de arte no novo cenário
  5. Luneta Sonora 201: Em vídeo, melhorando, aperfeiçoando

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes