O que você faz quando tem muita coisa acumulada e você precisa entregar tudo em cima do laço?
Pergunta feita por este editor
Hoje foi mais um dia como ontem, e hoje vai ser mais um dia como amanhã. Cheio de emoções, tentando entregar os meus trabalhos no momento certo. Mas nem sempre isso é possível e muitos trabalhos que eu faço são entregues em cima do laço. Se existe uma certeza na vida, é de que às 23 horas eu estou fazendo alguma coisa. De meia-noite, eu já terei feito tudo. Ou não: eu já terei começado o dia seguinte. Aliás, as respostas de hoje foram feitas ontem. Isso não se aplica somente a resposta desta pergunta. Se aplica a praticamente todas as respostas de todas as perguntas. Rara é aquela pergunta que eu respondo com dois dias de antecedência, ou até no próprio dia de publicar mesmo.
Sabe aquela mania que a gente tem de deixar as coisas para a última hora? Pois bem, eu tenho um pouco dessa mania. A gente muitas vezes empurra para a frente aqueles trabalhos que considera que dá para terminar em pouco tempo, e vai que vai. Só que o momento de entregar o trabalho chega, e você tem que agilizar tudo aquilo que não agilizou no resto do dia. Dá certo até. Ainda mais para mim, que tenho o texto em mente no instante e digito muitas vezes algumas coisas que eu penso na hora, muito dos meus textos tem essas características: o que eu penso naquele instante, eu digito naquele mesmo instante.
Falei sobre como a gente aprende os hábitos com o tempo, na semana das perguntas da agenda semanal. A mesma coisa sou eu digitando. Quando eu era criança, eu digitava de maneira muito devagar em uma máquina de escrever quando tinha uma por perto. Mas não tinha a prática, lógico, porque eu não tinha uma máquina de escrever em casa, só quando eu ia para a escola, ou para a casa de alguém que tinha uma máquina de escrever. Computador, a mesma coisa. Quando finalmente pude ter computador em casa, comecei do mesmo jeito e fui acelerando o ritmo, até finalmente ser um exímio digitador de textos. Coisas que a gente aprende na prática…
E por que eu falo isso? Porque em outros tempos, a lerdeza que eu tinha daquele tempo pela falta de prática poderia prejudicar, e eu sei, não posso digitar qualquer coisa por conta de rapidez, preciso ter o texto na minha mente e ir digitando, mesmo que eu tenha poucas ideias, eu vou revisando praticamente no mesmo instante. Em 16 anos de site e com o costume de digitar quase que diariamente, você desenvolve muita coisa, da prática da digitação as noções de gramática e ortografia que você acha que já não se lembra mais dos tempos de escola, mas se lembra de que agora, tudo aquilo que você aprendeu é mais necessário do que nunca.
Um dos meus maiores desafios vai ser não entregar trabalhos em cima do laço, e entregar no menor tempo possível. Já fiz isso na véspera do primeiro turno das eleições, em que o dia foi concluído por volta das 16 horas. Pude ainda adiantar um dia e meio de trabalho, de modo que eu consegui ficar o domingo e metade da segunda-feira somente publicando os posts já prontos. Essa é uma meta que eu pretendo almejar no ano. Algumas coisas eu já faço. Os dois primeiros posts de cada dia, em alguns casos até três, são feitos com um dia de antecedência. Se eu estou no caminho? Sim. Porque deu certo uma vez, e pode dar certo outras vezes. E eu vou conseguir entregar trabalhos com mais eficiência com uma maior frequência.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: