Você acredita que o Google tem largado recursos que lançou para os editores de sites depois de um tempo? É o caso das web stories, mas também do AMP, dos recursos de personalização do Notícias…
Pergunta feita por este editor
Antes de falar sobre as web stories, vou dar um pequeno histórico das coisas que o Google meio que larga. Começa pelo próprio serviço de blog deles, o Blogger. A plataforma é praticamente a mesma desde que eu saí dela, há 10 anos. E eu saí porque eu não via mais possibilidade de mudanças e implementação de recursos. Tudo naquela plataforma eu tinha que fazer na base da gambiarra, e se tem uma coisa que eu não gosto é de gambiarra. Resolver as coisas emendando, juntando, bagunçando e arrodeando não é a melhor maneira de dar soluções definitivas para problemas que você enfrenta e necessidades que você precisa. Foi assim que eu larguei o Blogger, e literalmente, abri a porteira, pois a montagem do site me trouxe os clientes e parcerias que eu mantenho até hoje.
O WordPress me trouxe essa possibilidade de controlar melhor o que eu quero fazer aqui no site, bem como eu posso adicionar recursos adicionais, e entregar um conteúdo mais dinâmico para os leitores. Eles esperam mais do que um texto bem organizado. E uma dessas coisas que eu controlo é justamente a parte de SEO, ou melhor, Search Engine Optimization, aquele conjunto de regras e outras coisas que você precisa fazer para que o conteúdo que você produz seja facilmente encontrado pelos mecanismos de pesquisa. Ou seja, você tem que entregar conteúdo não só de forma direta; tem que entender que esse conteúdo vai ser buscado, e o que você faz, além de escrever, organizar os textos, imagens e outras coisas, é entregar aos mecanismos de busca o mapa da mina.
No meio de tudo isso, o Google oferece todos os tipos de estratégias possíveis e imagináveis para, digamos assim, ajudar os donos de sites a se manterem posicionados da melhor forma possível nos mecanismos de busca dela. Apesar de haver outros mecanismos de busca, como o Yahoo!, o Bing, e outros tantos, o Google é o líder de mercado e a escolha mais natural que os leitores fazem quando procuram qualquer coisa que dê na telha. E é nesse momento que o seu conteúdo aparece. Ou é escondido. E eu posso dizer que as práticas de SEO que eu faço são as melhores possíveis, mas será que sozinho o SEO ajuda? Eu sou um defensor de que as ferramentas online sozinhas não constroem uma marca, de que o offline dá o impulso que o online precisa, porque por mais que as pessoas hoje estejam conectadas, elas também estão lá fora.
De uns anos para cá o Google lançou vários recursos para donos de sites, como o AMP, que promete carregamento de página mais rápido que a versão convencional do seu site. Foi lançado com empolgação no final da década passada, e o Google meio que largou. Foi assim com o recurso de web stories, que também foi lançado com a mesma empolgação do AMP, e adivinha? O Google meio que largou. Assim como o Blogger. Assim como vira e mexe ela descontinua recursos e produtos. Alguém aí lembra do Picasa? Do Google Plus? Do Google Reader? A mesma rapidez com a qual o Google acredita naquilo que lança, se esvai com o tempo. Hoje ela está focada, assim como outras empresas de tecnologia, no momento, e o momento adivinha o que é hoje? Os recursos de inteligência artificial.
Será que daqui a três, quatro, cinco anos o Google vai demonstrar a mesma empolgação que tem hoje com o Gemini, seu projeto de inteligência artificial? Será que ela vai melhorar os algoritmos para ajudar os produtores de site independentes, e não somente os grandes produtores como os algoritmos estão favorecendo hoje? São tantas perguntas que a gente faz para entender os movimentos que o Google faz diante de sua posição confortável na liderança dos mecanismos de busca. Como nada parece assustar o Google no produto em que na teoria é carro-chefe, ela meio que faz as mudanças que quiser, lança os produtos que quiser e descontinua se quiser. E quem fica no meio do caminho é quem produz os sites de acordo com regras que nem mesmo o próprio mecanismo líder de buscas parece querer seguir, mas que a gente tem que seguir se quiser ser somente visto.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.