Image

Transformando o trabalho

Que aspecto do seu trabalho você mais quer transformar ao longo deste ano?
,

Que aspecto do seu trabalho você mais quer transformar ao longo deste ano?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

O trabalho que a gente faz conta com vários aspectos e estratégias que melhoram ao longo do tempo. E nesse ritmo de revolução criativa, não é diferente. Ela vai melhorar vários aspectos do meu trabalho e da minha produtividade, que é uma das coisas que eu estou buscando. Afinal, quando você tem vontade de mudar, você deseja que nada mais seja como antes. Nem mesmo o modo como você produz. Você quer que tudo mude e começa por si mesmo. E nada como um começo de ano para pensar numa transformação da sua dinâmica de trabalho, ainda mais quando se está aberto a mudanças, e esse momento que eu chamei de revolução criativa é mais do que propício a essas mudanças que eu estou implementando.

Até o ano passado, o meu trabalho se restringia a noite. Era uma herança do tempo em que eu compartilhava o quarto com o meu irmão, e que eu de certa forma fui me livrando aos poucos assim que eu passei a ter o meu quarto. Meu trabalho se concentrava em vários lugares da casa, e eu quis que tudo o que eu faço se concentrasse em um único lugar – o meu quarto, lógico. Aos poucos, eu fui me adaptando, afinal, mudança de hábito não é uma coisa que acontece da noite para o dia. O aspecto do meu trabalho que eu queria mudar consistia em concentrar o trabalho em um único lugar e espalhar esse trabalho por vários horários, de modo que ocupe o máximo de tempo possível dentro dos seus limites.

Espalhar o trabalho até então concentrado à noite foi acontecendo aos poucos. Em junho, quando a mudança do quarto aconteceu, eu ainda trabalhava no modelo de antes. Daí veio a emergência médica que aconteceu entre julho e agosto do ano passado, que bagunçou todo esse tempo e fez com que a agenda fosse seriamente comprometida, só voltando a ter uma regularidade até que eu alinhasse todo o trabalho. Não foi uma coisa daqueles 15 dias que eu fiquei doente, foi uma coisa que alinhei nesses 15 dias e teve reflexo por meses, até eu planejar direito como eu iria economizar esse tempo. Foi então que eu coloquei os planos em prática e dei início a revolução criativa. Como um manifesto no ano que termina, como realidade no ano que começa.

Sente que está sendo assim e já está sendo assim. As #SetePerguntas eram respondidas em cima do laço, e no meio do trabalho que eu realizava, eu me distraía muito fácil com outras coisa. Foi então que eu resolvi dedicar um tempo para responder as perguntas que estavam no rascunho. Talvez usar a gambiarra que eu uso, de um tablet conectado a um teclado Bluetooth, me distraia menos, afinal, não tenho janelas para ver, não tenho mouse, é foco total no app do site, foco total no editor. Quando você trabalha em um ambiente focado, você produz mais, você se sente produtivo. E mais simbólico do que isso é isso tudo acontecer na mesma parede onde o site nasceu, em dezembro de 2008.

Revolução criativa exige mudanças, e elas estão acontecendo, pouco a pouco, no ritmo certo. Logo, eu voltarei a trabalhar com identidade visual, com trabalho criativo na veia, e a revolução criativa começa a partir do momento em que eu me sinto pronto para recomeçar. Quando você se sente pronto para recomeçar onde parou em algum momento, você sente que essa é a hora e se prepara. Isso acontece, isso está acontecendo, e aproveitar as horas é fundamental para a gente entender o nosso papel no mundo e o que o mundo espera de nós. Muita coisa está mudando e você está sentindo, mesmo que pareça não sentir, afinal, a revolução criativa está em curso.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 223: 2026 começa agora: planos, ideias e o que vem pela frente - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 223: 2026 começa agora: planos, ideias e o que vem pela frente
  2. Luneta Sonora 222: Encerrando 2025: o que conquistamos e para onde vamos
  3. Luneta Sonora 221: 17 anos do Site: um sonho que insistiu em virar realidade
  4. Luneta Sonora 220: Calendários 2026: planejamento criativo como tradição
  5. Luneta Sonora 219: O pique de dezembro: intensidade, entrega e fôlego criativo

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes