Image

Trabalho único e autoral

Como você desafia os algoritmos dos mecanismos de busca, deixando claro que seu trabalho é único e autoral?

Como você desafia os algoritmos dos mecanismos de busca, deixando claro que seu trabalho é único e autoral?

Pergunta feita por este editor

Em um site que tem o meu nome, o trabalho precisa ser único e autoral, diferente de todos os outros, com o meu componente de identidade. Uma identidade que não está só no fato do site ter o meu nome, mas pelo que eu quero mostrar para as pessoas, das coisas que muitas vezes elas não encontram na International, aliás, em lugar nenhum. Eu transformei as minhas frustrações em soluções. Fiz acontecer coisas incríveis. E o que eu espero ao publicar cada texto, cada arte, cada vídeo? Que esse material que eu produzo diariamente seja visto pelas pessoas. E como as pessoas vão encontrar o meu material? Os textos que eu escrevo? As artes que eu faço?

Seria fácil dizer que as pessoas podem encontrar o meu material pelos mecanismos de busca. Mas eu preciso superar as barreiras impostas pelos algoritmos, e essa não é assim tão fácil de superar. Porque exige estratégia. Exige muito estudo sobre o que eu vou e o que eu posso escrever. Exige que eu entenda sobre o que as pessoas querem ler e querem ver. É muita coisa para além de um simples texto para se escrever. Este, por exemplo, não é um texto aleatório. Não é um texto escrito por escrever. Ele surge de uma resposta que as pessoas buscam, em especial os criadores de conteúdo independentes. E quem poderia dar essa resposta?

Os criadores de conteúdo independentes se caracterizam por dar o seu componente de identidade naquilo que elas fazem. Quando você consome um conteúdo feito por um criador independente, você não está apenas consumindo um conteúdo qualquer. Você incentiva um resultado construído com bastante esforço e com o componente de identidade que eu tanto gosto de ressaltar. Que você bate o olho e reconhece, ainda que seja um texto, mas em um texto, você pode deixar o seu estilo, pode fazer com que as pessoas reconheçam só de ler. Assim como eu tenho o meu estilo de arte, uma coisa que eu fui encontrando ao longo do tempo. Até encontrar, bem, eu achei que eu encontrei.

As pessoas gostam de trabalhos únicos e autorais. Gostam de consumir conteúdos originais, que inspiram, que agregam, que vão fazer a diferença perto de tanta coisa genética e padronizada que elas encontram. Elas querem ver pontos de vista diferentes. Gostam de ver coisas diferentes. E é na Internet que você tem a oportunidade de fazer coisas únicas e autorais, que você pode entregar qualidade, pode entregar um conteúdo bem elaborado, e isso não começa na escrita de um texto, na elaboração de uma arte. É um processo longo. E o que você vê na tela é o final desse processo, que não é apenas digitar as palavras, não é apenas criar as artes. É criar contextos e fazer com que as coisas tenham sentido.

Criar conteúdo único e autoral, de certa forma, é um desafio ao algoritmo dos mecanismos de busca e das redes sociais. Porque o que é único e autoral é original em sua essência, que se for se moldar pelo que os algoritmos esperam daquilo que nós criamos, perde esse componente de identidade. Perde o que se quer entregaram. E torna o que você fez padronizado. Não é isso que as pessoas esperam, e não é isso que as pessoas querem, e talvez seja isso que fórmulas matemáticas jamais seriam capazes de entender. O que as pessoas querem são conteúdos únicos e autorais, que façam com o que as pessoas reconheçam você pelas coisas que você faz, do mesmo jeito que te reconhecem pelo que você é.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.
Sair da versão mobile