Todos nós temos uma rotina para seguir, todos nós temos uma rotina para cumprir. Muitas vezes a gente tem medo de não conseguir cumprir a rotina. Muitas vezes a gente não tem o que pensar e nem o que fazer para cumprir o tempo que precisa ser cumprido. A rotina e o tempo são duas coisas que andam juntas e são muitas vezes traiçoeiras. Muitas vezes essas coisas dão medo, e você se desespera por não saber o que fazer para que a sua rotina se torne viável e você consiga cumprir com aquilo que você tem que cumprir, afinal, se você não conseguir fazer isso, você terá que enfrentar as consequências. Então, como aproveitar o seu tempo, você tem corrido atrás das oportunidades? Ou você apenas espera as coisas acontecerem?
É lógico que a gente precisa ter tempo para fazer as coisas que mais amamos fazer, e outras que talvez a gente nem ame na mesma intensidade, mas precisa fazer justamente porque… Precisa! Está dentro das nossas necessidades e da nossa sobrevivência, e da sobrevivência de milhares, milhões de pessoas, que muitas vezes chegam cansadas do trabalho que muitas vezes nem corresponde. Muitas vezes estão estressadas por conta de tanta coisa que fazem e muitas vezes quem solicita nem corresponde direito. A gente muitas vezes está esgotado mesmo. Muitas vezes precisa parar para pensar no que fazer daqui em diante. Pensar no que a rotina te traz. E é sobre como você lida com a rotina e o tempo.
Muitas vezes as coisas que você precisa fazer dão medo. Medo de não conseguir, medo de se estressar, medo de explodir e sabe-se lá o que mais pode acontecer ou pode ser diferente. Cá estou eu escrevendo um pouco sobre isso ao mesmo tempo que eu tenho as minhas preocupações e as minhas aflições. Eu faço tanta coisa, e onde estão as correspondências sobre tudo isso? Será que tudo isso vale a pena? A gente precisa muitas vezes se pega fazendo essas perguntas em momentos cruciais e delicados, pensando se tudo isso vai ter resultado daqui para frente. Muitas vezes dá medo, é verdade, mas você tem que encarar. Precisa encarar.
Talvez uma hora tudo isso mude. Talvez em algum momento tudo isso precise mudar. A rotina e o tempo andam juntas o tempo todo, uma correndo atrás da outra para que você consiga fazer o maior número de coisas possíveis. Para que você possa ter um tempo para você. E saber como as coisas que você faz vão lhe corresponder. Tudo parece sem sentido para quem está confortável, mas tudo parece fazer sentido para quem corre atrás e não sabia o que seria isso há algum tempo atrás. Porque parecia que nunca iria acontecer com você. Quantas coisas que você acha que nunca vão acontecer com você? Quantas realmente aconteceram?
E por que estou falando sobre isso na coluna da minha cidade? Porque a rotina e o tempo fazem parte de quem nasceu na cidade grande. Fazem parte de quem mora na cidade grande. E a gente termina assumindo responsabilidades de cidade grande. Talvez tudo pudesse ser mais tranquilo e bucólico, mas eu sei que eu preciso fazer essa engrenagem funcionar. E para que essa engrenagem funciona, todos precisamos estar saudáveis e de bem com a rotina e o tempo. Que muitas vezes é traiçoeira, é verdade, mas é com o que precisamos lidar como pessoas, e a gente sabe que muitas vezes, os momentos mais difíceis não passam de tão e somente uma fase, que pode até parecer longa, mas que a gente sempre passa e lida com o que é amadurecer.