Image

Tentando fazer menos em cima do laço

Você tenta fazer as coisas menos em cima do laço possível?

Você tenta fazer as coisas menos em cima do laço possível?

Pergunta feita por este editor

Dizem que o brasileiro deixa para fazer as coisas para a última hora. em cima da hora, no último dia, no momento em que o prazo vai terminar. Todo mundo tem tempo para fazer de tudo, mas sempre deixa as coisas para o último momento. Por mais que a gente se programe, por mais que a gente faça todas as atividades possíveis e imagináveis para poder ter um tempo livre, a gente muitas vezes coloca esse tempo livre na frente do tempo que a gente precisa para realizar as nossas tarefas. E bem, é isso que acontece. Não só comigo, mas com muita gente, afinal, quem nunca deixou para fazer aquilo que precisa fazer para a última hora?

Fazer as coisas em cima do laço é fazer as coisas na última hora. É fazer as coisas no limite das horas, perto do momento de entregar, perto do momento de o tempo acabar. E eu faço isso muitas vezes. Ontem mesmo foi um desses dias, mas como eu sempre gosto de ressaltar, jamais entreguei uma atividade atrasada, e nunca faltei em nenhum compromisso que assumi. Tanto que o texto que você está lendo agora, diferente das demais respostas que eu costumo dar para abrir o expediente do site, está sendo terminado no mesmo dia, diferente dos textos anteriores que são feitos um dia antes. Se bem que este texto começou um dia antes, só não tive vontade de completar por exaustão mesmo do dia de ontem.

E é exatamente aqui que a gente entra na discussão sobre superar os nossos próprios limites, afinal todos nós temos, querendo ou não, e a gente sabe dos nossos limites. Sabe que precisa muitas vezes superar esses limites. E entende que muitas vezes precisa ir em cima disso que a gente chama de limite mesmo: encara, bate de frente, mas vai lá, entrega o resultado, mesmo que ele possa não ser satisfatório. Quando isso não é possível, a gente procura administrar o tempo que tem, e foi o que eu fiz para poder entregar a resposta que você está lendo hoje, ou melhor, o dia de hoje como um todo.

O ideal é, sem dúvida, o planejamento. Só o planejamento evita que muita coisa seja feita em cima do laço. Mas isso quer dizer que as coisas que eu faço não são planejadas? Longe disso, afinal, se existe uma agenda semanal, existe um planejamento explícito. Mas essa não é a realidade de muita gente. Existem pessoas que são organizadas, existem pessoas que não são tão organizadas ao nível de organizar uma agenda, e nem sempre se lembram de que tem tarefas a realizar, e quando lembram, o tempo está se esgotando. É por isso que planejamento é sempre necessário e todo esforço para planejar as suas atividades é válido.

Sei das coisas que eu faço, sei das coisas que eu preciso fazer, ao mesmo tempo que eu sei dos meus limites e preciso em algum momento superá-los. Em alguns momentos, talvez eu nem sinta que superei os meus limites, mas eu sei quando eu consigo ir mais além do meu tempo, mesmo sabendo que para algumas coisas que eu faço, eu tenho pouco tempo para fazer. Talvez o que eu mais queria era poder fazer menos as coisas em cima do laço. Mas quando isso não é possível diante das tantas circunstâncias que enfrentamos, não tem jeito, e o jeito é encarar a adrenalina de realizar as atividades em cima da hora.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes