Image

Se eu pudesse ter mais tempo

Você acredita que poderia ter mais tempo e fazer o seu trabalho de uma forma muito mais eficiente?

Você acredita que poderia ter mais tempo e fazer o seu trabalho de uma forma muito mais eficiente?

Pergunta feita por este editor

Quando você começa a fazer um trabalho dentro de regras estabelecidas, a primeira coisa que você se preocupa é com o tempo. Pensa de cara que não vai ter tempo para realizar o que precisa ser realizado. Quando você se dá conta, você consegue fazer o suficiente em pouco tempo. Isso porque você já conseguiu se adaptar as tarefas, as regras e ao tempo. Mas e se pudesse ter mais tempo para realizar as suas tarefas, será que você consegue ir mais longe, realizar mais, fazer coisas melhores do que você já faz? Essa é a reflexão que eu quero fazer depois de tantas reflexões que eu fiz sobre o tempo ao longo dessa semana.

Por isso, eu acredito que eu poderia fazer mais para que a minha gestão de tempo seja melhor. Planos e agendas nunca são perfeitos, a gente é que se acomoda. E acredita que não precisa mudar nada. Mas quanto mais a gente se acomoda, mais percebe que ao longo do tempo, acumula problemas que precisam ser resolvidos, afinal, tudo o que você precisa é justamente isso: gerir o seu tempo e seu trabalho com eficiência. Mas precisa entender, antes de qualquer coisa, que precisa mudar o tempo todo, ajustar os ponteiros do seu relógio, dinamizar o seu trabalho para não perder o bonde, porque até o bonde tem horário para passar, e se você perder, o próximo vai passar lotado.

O modo como eu comecei a fazer os meus trabalhos seguindo uma agenda é bem diferente de hoje. Se antes eu lutava para ter compromisso, hoje eu consigo adaptar os compromissos que eu tenho. Porque eu consegui me habituar. Mas eu nunca posso me dar por satisfeito apenas por isso, porque eu tenho que fazer o meu trabalho render. Tem dias que eu fico feliz só de conseguir terminar as minhas tarefas com mais leveza, dentro de uma margem de tempo considerável. Em outros, eu fico frustrado de terminar uma tarefa importante em cima do laço e não ter feito ela render da maneira como eu gostaria. Todos os dias são assim, com altos e baixos.

Talvez otimizar o meu tempo seja tudo o que eu mais queria. E eu sei que eu não estou satisfeito e quero mudar muita coisa. Mas saibam de uma coisa: mudanças não acontecem da noite para o dia. Dá trabalho mudar e você sabe disso. A gente quer dar o pulo do gato, quer ver a reviravolta da nossa vida acontecer. Mas saibam, meus amigos, que mudar exige uma coisa que muitos de vocês talvez não estejam preparados: planejamento, para colocar as ideias na mesa, e principalmente, reflexão, para olhar essas ideias que você colocou na sua mesa e pensar: no que essa ideia pode ser melhor e o que eu posso mudar dessa ideia?

Se eu pudesse ter mais tempo, eu poderia fazer mais. Mas quem não poderia fazer mais se tivesse mais tempo? Esse é um sonho que todos nós temos. Mas para realizar esse sonho, precisa fazer planos, colocar a cabeça para funcionar, e transformar tudo isso em trabalho. É sobre se sentir bem fazendo o que você mais gosta, o que mais te identifica, o que faz com que as pessoas te conheçam pelo que você é. E mesmo que você não tenha muito tempo para realizar as tarefas que precisa realizar, saiba que durante as 24 horas do dia e os 7 dias da semana, seu trabalho está fazendo a diferença para as pessoas, que vão te encontrar a qualquer momento.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo