Image

Saudade de pintar em tela

Você tem saudade de pintar em tela? Tem algum plano de voltar?

Você tem saudade de pintar em tela? Tem algum plano de voltar?

Pergunta feita por este editor

Sabe quando você faz coisas extraordinárias que nem você mesmo acredita? Esse foi o meu tempo de pintura em tela. Foi o tempo de curso de pintura, que eu fiz nos anos de 2003 e 2006 e teve várias telas pintadas nesse período que até hoje estão na parede de casa, assim como algumas estão na parede do meu quarto. O mesmo que eu vou ficar depois da mudança que vai acontecer em casa. E algumas telas ficarão aqui. E um dos meus planos é repassar algumas dessas telas. Não queria que elas ficassem todas concentradas em casa. Afinal, essas telas que eu pintei há quase 20 anos não foram e nem vão ser as últimas que eu fiz.

O tempo passou, eu deixei o curso de pintura para focar nos estudos, que era uma coisa que eu acreditava que precisava melhorar e consegui, e ao longo do tempo, acabei desmobilizando aquele material de pintura. Até comprei uns pincéis ao longo do tempo, que estão parados esperando esse momento, e tinta mesmo só aquela fraquinha, guache, mas o que eu mais queria mesmo era pintar com tinta de tela mesmo, sabe? Talvez fosse uma das coisas que mais me realizasse e não tenho mais. Nem nos tempos que eu podia comprar o material que eu quisesse eu poderia ter. Mas que eu queria voltar a pintar em tela, eu queria. Essa vontade é uma coisa que jamais vai sair de mim.

E recentemente, bem que tentei matar essa saudade da maneira que eu podia naquele momento. A última vez que eu pintei uma tela, foi em agosto de 2023, quando eu comprei duas telas dessas de papelaria, em um comércio de bairro. E eu pintei com giz pastel seco. As artes ficaram ótimas, mas não foi a mesma coisa, não teve a mesma sensação de pintar em tela. As telas que eu pintei com giz pastel estão no meu quarto, com material já feito, vídeo editado, mas estão engavetadas no acervo até agora, esperando o melhor momento para eu postar. Porque se tem uma coisa que eu queria transformar em série de arte, com tudo já pronto para isso, é uma série com pinturas em tela.

De todas as séries de arte que eu tenho planos de realizar, pintar em tela é um dos meus objetivos principais, por toda uma aura e por representar a arte em sua verdadeira essência, não que as demais formas de fazer arte não consigam fazer isso, fazem cada uma a sua maneira e eu reconheço isso. Toda arte que eu fizer não vai deixar de ser um aprendizado importante para esse momento. E é por isso, entre tantas coisas, que eu sinto saudade de pintar em tela. Porque eu sempre vou encarar a arte como uma terapia e a melhor forma de escape que existe para momentos de ansiedade como os que eu vira e mexe passo.

Mas você pode me ajudar a atingir esse objetivo! E como você que está lendo pode fazer isso? Essa é uma das coisas que você pode me ajudar através do pix artesdigitais@josivandroavelar.com.br, com o valor que você quiser. Tem também os planos de patrocínio e assinatura disponíveis no link josivandroavelar.com.br/apoie-o-site. Com a sua colaboração e apoio, eu poderei realizar esse objetivo, do qual eu não desisti, e vai encontrar espaço nessa mudança toda que está acontecendo no quarto. Esse é mais um dos meus planos adormecidos. E é por ironia do destino que terão um quarto para acordar.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes