Image

Rituais para uma criatividade ativa

Quais são seus rituais pessoais que ajudam a manter a criatividade ativa?

Quais são seus rituais pessoais que ajudam a manter a criatividade ativa?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Criatividade é uma coisa que precisa ser alimentada todos os dias, afinal, como um organismo vivo que precisa de alimento para se manter exatamente vivo, assim é a criatividade como eu a vejo, como um organismo vivo. E precisa sempre de coisas novas para se manter ativa e atualizada. Manter rituais pessoais ajuda a manter a criatividade ativa. E são o alimento que a criatividade precisa como um organismo vivo. Uma dieta bem diferente e variada. Uma dieta que não se pode se basear em consumir todos os dias as mesmas coisas. É por isso que cada um de nós temos os nossos rituais para manter a criatividade não apenas ativa, mas bem alimentada.

A alimentação que a sua criatividade precisa está em variar as suas ideias, consumir coisas diferentes, enfim, descobrir. A criatividade precisa disso: ser variada, frequente, constante. Como um paradoxo, precisa quebrar a rotina para manter a rotina. Todo mundo enjoa de fazer as mesmas coisas todos os dias, e é por isso que variar é fundamental para manter a criatividade ativa, e a rotina cada vez mais dinâmica. Isso é uma coisa extraordinária. Pense comigo: quando você descobre uma coisa nova, tudo o que você mais quer é ter vontade de aprender como é que é aquilo, como é que funciona, não é? Comigo é assim.

Como uma pessoa que trabalha com criatividade e entende a criatividade como o motor de um mundo em constante movimento, eu faço alguns rituais para manter a minha criatividade ativa. É claro que não dá para fazer tudo e fazer muito, porque não tem cérebro que aguente, e é nesse cenário que o temido bloqueio criativo surge, e é tudo o que não se quer. Alguns desses rituais são o que você costuma ver aqui, afinal, desenhar não deixa de ser um ritual, e tudo o que eu mais gosto é de descobrir coisas diferentes no conceito da criatividade, afinal, esse para mim é o único upgrade possível que você pode fazer com ela.

Consumir conteúdo faz parte dos rituais para manter a criatividade ativa, porque é assim que a criatividade funciona. Afinal, você cria por uma razão, você cria porque quer que as pessoas vejam o que você tem a oferecer para elas. E elas buscam exatamente isso: novas ideias para alimentar a sua criatividade. O tempo que eu tenho de tela não é somente rolar feed aleatoriamente. É se atualizar, é ler as notícias, é entender o mundo para que as pessoas estejam atualizadas. É criar o tempo todo, pensar no que criar, entender o processo criativo, aprender o quanto for necessário e por aí vai. É muita coisa. Investir também faz parte e faz bem.

Cada um tem os seus rituais, e eu tenho os meus. São eles que mantém a minha criatividade ativa e me ajudam a entender o mundo onde eu estou inserido. Como alguém que vive da criatividade, eu busco não apenas produzir para me alimentar, mas produzir para ajudar as pessoas a alimentarem a sua criatividade. Ela é um organismo vivo que se alimenta de ideias, e é o que nos move. Afinal, como seria o mundo se as coisas fossem todas iguais, não é? Talvez você nem imagine. O que importa é que você está criando coisas incríveis e quer compartilhar com as pessoas. E assim a criatividade vive, alimentada por cada um de nós.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 210: A voz humana na era dos algoritmos - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 210: A voz humana na era dos algoritmos
  2. Luneta Sonora 209: A cidade como palco de narrativas
  3. Luneta Sonora 208: Criatividade em tempos de excesso
  4. Luneta Sonora 207: O impacto da inteligência artificial na comunicação
  5. Luneta Sonora 206: Storytelling urbano

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes