Muita coisa para relembrar, muita coisa para comemorar. Essa é a magia desse mês tão intenso?
Pergunta feita por este editor
Durante todo o ano, a gente cria, escreve, trabalha, faz acontecer, e os dias passam. E é assim a rotina. Uma rotina construída dia a dia, que quando você deixa cada dia para trás, você percebe que escreveu histórias incríveis. Essa é a magia desse mês tão intenso. O de relembrar as coisas que você fez, o que você passou, o que você quer avaliar para o ano que virá, entre tantas novidades sobre as coisas que virão, afinal, tudo o que você quer é fazer diferente no ano que está chegando, afinal, você entende que precisa dar um passo a mais na sua história, que quer construir coisas novas e aprender ainda mais. É sobre isso.
Tudo o que a gente construiu ao longo desse ano de 2024 é relembrado nas retrospectivas, nas listas dos posts mais vistos, entre tantas coisas que eu produzo ao longo do ano e outras tantas que eu nem me lembro mais do que eu fiz. Em média, eu produzo quase 1400 posts por ano. E é lógico que tem posts que eu não vou me lembrar direito, mas que estão aqui registrados. Bem, eu poderia dizer que essa é outra magia? Porque muitas vezes você tem tantas ideias que você quer ser lembrado muitas vezes por aquilo que você nem se lembra direito quando fez, porque de mais de mil coisas que você produz, sempre vai ter aquele momento que vai fazer você ser lembrado por dias, meses, anos…
Dezembro é isso, a gente celebra não só a rotina, mas o que motiva essa rotina. E o que me motiva é justamente a possibilidade de fazer diferente a cada dia, a cada semana, de lembrar que eu posso escrever sobre artes digitais numa semana e sobre a cultura do arrodeio no transporte público em outra. Eu posso me motivar pelas coisas que eu luto, que eu acredito e que eu gosto de fazer. Essa é a graça do meu trabalho: o de focar em temas a cada momento, mesmo que eles sejam diferentes, que não tenham nada a ver, e que no fim se complementam. Posso falar do café das segundas-feiras em um dia, e de desenhos feitos em giz pastel no outro.
O que me motiva é justamente ser o que você quiser e fazer o que você quiser todos os dias. Por isso, eu quis me motivar pela comunicação, na certeza de que do outro lado, tem pessoas que vão me fazer estar cada vez mais motivadas a seguir em frente e não desanimar. Porque o meu trabalho é feito para pessoas e elas me fazem não me sentir sozinho, por mais que meu trabalho seja solitário. Se eu estou aqui, é porque do outro lado tem pessoas incríveis consumindo o meu conteúdo, mesmo que elas sejam poucas, mas tem sempre alguém que vai ler este texto com atenção e entender a minha missão. E porque eu não desisto tão fácil dela.
Depois de um ano inteiro de trabalho, em meio a uma rotina intensa e dinâmica no sentido de que o que eu faço me permite quebrar essa rotina a hora que eu quiser, chegamos a dezembro. Muita coisa para relembrar, muita coisa para comemorar. Natal, Ano Novo, o que de bom passou, e no fim, o aniversário do site, que completa 16 anos. Porque para além de relembrar o ano, é relembrar que tudo começou em um mês de dezembro. São tantos motivos que fazem desse mês de dezembro um mês importante, produtivo, intenso, e cheio de motivos para relembrar e comemorar. E essa intensidade traz a motivação que é necessária para os desafios que virão por aí.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: