Relembrando mais uma linha antiga do sistema pessoense, trago uma linha que surgiu como perna da 101-Grotão, mesmo não passando lá: a A101-João Paulo II. Mas onde fica o João Paulo II? Pouca gente sabe, mas é um bairro distinto do Geisel.
Explicando: esse bairro fica vizinho ao Geisel, a oeste da Valdemar Naziazeno (a oeste que menciono, sentido Centro). A Valdemar Naziazeno na realidade divide o Geisel do João Paulo II, mas é comum que as pessoas achem que o bairro seja uma continuidade do Geisel, quando na realidade é um bairro distinto, a leste do Geisel. E repetindo para que você não se confunda, a oeste da Valdemar Naziazeno.
A linha em questão surge ainda na década de 1990. Para quem não sabe, é um bairro que surge um pouco antes e com o nome do papa homenageado ainda em vida (faleceria em 2005). E essa já chegou a ser feita com ônibus de outras linhas da Reunidas, empresa operadora da linha. Era uma linha completamente independente da 101, mesmo compartilhando o código com a linha do Grotão, que na época era operada pela mesma empresa – hoje integra a Santa Maria.
Fundiu-se duas vezes com a mesma linha – e na segunda foi para valer
A linha foi extinta pela primeira vez em 2009, fundida a linha 102 do Esplanada, bairro esse que também faz divisa com o João Paulo II, só que a oeste. A fusão foi desfeita alguns dias depois, mas foi feita de novo alguns anos depois. Isso porque em 2016 a linha teve o mesmo fim e dessa vez definitivamente, mesmo com a resistência dos moradores do Esplanada, que perderiam o ponto final. Desse modo e desde então, a linha A101 se agregou novamente a 102 e roda com o nome Esplanada/João Paulo II, prevalecendo o código 102.
A linha 102, substituta prática desde então, roda com 32 viagens nos dias úteis, 20 aos sábados e 10 aos domingos. E só vai ao bairro que lhe dá o nome depois de ter passado pelo Esplanada. O ponto final é no bairro Funcionários III.