Image

Relembrando linhas antigas: 514-Mangabeira/Epitácio

Foi só Mangabeira crescer pela sétima vez que levou a então existente linha 514 na década de 1990. Hoje a linha roda com outra numeração.
, ,

A linha a ser relembrada hoje é uma que foi extinta para dar lugar a um circular também extinto e que hoje roda com outro código, mas com o itinerário próximo do que um dia já teve na década de 1990. Ao mesmo tempo, a linha também nasce de um código reciclado, ou melhor, de uma linha que já existia e foi modificada para atender a sétima etapa do maior bairro de João Pessoa. Esse é o caso da linha 514-Mangabeira/Epitácio, que nasceu na década de 1990 como José Américo/Epitácio.

Sim, a linha não nasceu como sendo de Mangabeira, e sim num hoje, para muitos inimaginável, itinerário direto do José Américo para a Epitácio. Com a construção da sétima etapa de Mangabeira, transferiram a linha 514 para lá e mudaram seu nome para o novo destino. Além dela, a 203, que era a José Américo/Rangel, foi junto.

O itinerário do José Américo para a Epitácio foi compensado pelas circulares 1510 e 5110, que surgiram na prática para preencher a lacuna que o 514 deixou.

Nem lembrança do que era

A linha atendia Mangabeira VII pela Josefa Taveira. E tão logo se ergueu mais uma etapa do bairro – dessa vez o Cidade Verde – para lá se transferiu. Atendia a parte mais para trás do bairro, no que preferiram não estender as então linhas 3507 e 5307 (hoje 303 e 530).

Essa linha foi extinta em 2014 para dar lugar, junto a também extinta 209, as linhas 2509 e 5209, que rodaram até 2020.

Os itinerários que a linha 514 já operou hoje são cobertos pela linha 517-Mangabeira/Epitácio. Que tal qual a 514, nasce de um código reciclado (o código 517 era do Castelo Branco, mas a linha foi reativada como 527). A linha 517 opera 31 viagens nos dias úteis e 20 aos sábados. É quem também liga a Josefa Taveira ao Cidade Verde.

Compartilhe este post nas redes sociais
FacebookXPinterestLinkedInTumblrThreadsBlueskyMastodonPocketRedditWhatsAppTelegramEmailCopy Link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Sair da versão mobile