Todas as seis linhas que passam no corredor da Pedro II passam no bairro de Mangabeira, que tem duas Mangabeira/Pedro II; a que passa na Josefa Taveira e a que passa por dentro – e agora em parte do Cidade Verde. Se você não sabe, até o 304. Apesar de atender Bancários e Cidade Universitária, o seu terminal, no Mangabeira Shopping, já é considerado parte de Mangabeira – até a sede da CEHAP é e a frente dele, começa de fato o bairro Cidade Universitária. Aliás, a portaria do órgão é justamente o pórtico da colônia agrícola de Mangabeira, um marco histórico do lugar.
Mas o número de linhas já foi um pouco maior lá atrás. E essa teve uma contribuição da estatal Setusa, que não existia quando Mangabeira foi fundada, mas existia quando o bairro ganhou novas etapas. Ela própria garantiu o transporte da sétima etapa de Mangabeira ao criar a linha 305 – depois viria a 203 da Transnacional, na realidade realocada do José Américo. A linha 305-Mangabeira/Pedro II foi a primeira e única criada pela Setusa especificamente para o bairro, não contando as circulares.
A linha chegou a ser sacrificada toda vez que faltava carro na Setusa, que naquela altura estava nas últimas. Quebrou carro no Circular? Tira do 305. Ceder as 2300/3200 para empresas privadas em 1995 foi uma das últimas tentativas de aliviar esse déficit.
O Cidade Verde “engoliu” a linha
Mas a Setusa não resistiu e em 1996 teve suas últimas linhas leiloadas. A Transnacional as opera até hoje. E daí voltamos a linha 305, que operou até a década de 2000, quando foi esvaziada quando passou de destino a passagem, afinal Mangabeira cresceu de novo e o Cidade Verde já tinha linhas próprias, incluindo a sua própria Mangabeira/Pedro II com o seu nome (302-Cidade Verde/Pedro II) e com uma demanda cada vez mais crescente. O ponto final de Mangabeira VII foi praticamente esvaziado, já que as linhas 514 e 5603 foram transferidas para o Cidade Verde. Sobrou somente a linha 203, mas a 2 de Fevereiro já teria outra linha para atender o Cidade Verde mais para frente.
E o 305? Com o itinerário completamente sobreposto ao 302, não restava outra alternativa a não ser se agregar a ela, e assim foi feito. O Cidade Verde tem um segundo terminal, mas já era coberto pelas então circulares 3507/5307 (hoje 303 e 530).
O código virou lembrança, e a 302 dobrou de tamanho. Hoje, a 302-Cidade Verde/Pedro II opera 60 viagens nos dias úteis, 36 viagens nos sábados e 24 viagens nos domingos.
Próximos posts: 513 (Tambaú) e 5204 (Cristo)