Há duas semanas, contamos a história da linha 514-Mangabeira/Epitácio, que nasceu como linha do José Américo, mas foi transferida para Mangabeira VII. Junto a ela, foi a linha 203, do corredor 2 de Fevereiro. Diferente do 514, que não existe mais, a linha 203 chegou a ser extinta uma vez. Retornou em 2021 como carro-chefe do corredor e mantendo-se, mesmo que com essa pausa, a radial mais longeva de Mangabeira para o Rangel.
Para quem não lembra, a linha 203, foi por causa da expansão de Mangabeira que a linha foi esticada em 1992, junto a linha 514. Com a construção da sétima etapa do bairro, um pouco mais distante do núcleo de Mangabeira, houve a necessidade de criar novas linhas para lá. A estatal Setusa criou o 305, e a Transnacional transferiu o 203 para a área, mudando o nome de José Américo para Mangabeira/Rangel – assim como o 514 virou Mangabeira/Epitácio.
Assim, a linha não “acabou”, mas foi esticada várias vezes em relação ao seu primeiro itinerário. Além disso, já operou em metade de Mangabeira por Dentro no fim de sua primeira fase. Passou por uma primeira “extinção” em 2017, quando foi transformada num circular desorganizado (2303 e 3203, sendo que sequer passava dentro de Mangabeira após o sentido Pedro II).
Seu retorno se deu em 2021, agora atendendo a maior parte de Mangabeira. O retorno foi o resultado da divisão da linha 207, que anteriormente respondia por todas as rotas do bairro pela 2 de Fevereiro no pós-pandemia.
A atual fase da linha 203 é como carro-chefe do corredor 2 de Fevereiro, sendo esta uma das linhas de maior número de viagens do mesmo (a maior é a 204, com 54 viagens). Atualmente realiza 42 viagens nos dias úteis, 32 nos sábados e 16 nos domingos.
oi amigo as linha 202 geisel-av sao judas tadeu segundo o site da semob faz 47 viagens e a 204 cristo faz 54 sendo mais viagens que a 203.
Vi agora e dei uma acrescentada na informação. Ressaltei mais a 204, já que o 202 tem mais uma função alternativa, cumprindo a função de atender a São Judas Tadeu na lacuna que já foi do 201, não passando completamente no corredor. Obrigado!