Você tem o costume de guardar rascunhos e tentativas que não deram certo? Já reaproveitou algum?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
Rascunhos são ideias que eu tenho e que eu espero amadurecer para colocar em prática. Aqui no site existem vários. Ideias que eu tive há um ano atrás e eu não postei, perguntas que esperam o momento certo de serem respondidas, coisas que eu nem deixei sair do papel. Hoje mesmo eu estava deixando outras ideias incríveis no rascunho que eu não pretendo postar agora, mas que seriam ideais para outros momentos. Rascunhos por si só são tentativas que eu deixo descansando para serem colocadas no ar no momento certo, afinal, tudo o que eu quero é colocar no ar ideias maduras. E eu mesmo acabei me dando conta de que eu fiz uma coisa sem querer justamente com um rascunho.
Eu tenho o hábito de responder as perguntas no dia em que elas vão ao ar, mesmo que leve o tempo que for, porque eu quero muitas vezes guardar o mistério para mim mesmo, pelo menos eu acho. Mas é uma coisa que eu venho adotando desde que eu tive aquela emergência médica, que desequilibrou a minha agenda semanal. E talvez o que aconteceu hoje pode mudar o modo que o meu trabalho está acontecendo agora, porque ao mesmo tempo que eu estou escrevendo esta resposta, escrevi no rascunho a resposta da pergunta de amanhã, com tanta clareza, tanta convicção, que eu nem me dei conta que aquela era a pergunta de amanhã. Quase coloquei no ar.
Mas esta é a pergunta de hoje, e eu tenho que responder à pergunta de hoje. Pergunta essa que estava no rascunho. Como todas as perguntas que eu faço neste tema, que eu coloco no rascunho e programo para as datas que cada uma vai ao ar, justamente para saber quando colocar no ar, mesmo sem estar agendada. Poderia dizer que foi um erro? Poderia. Mas se foi um erro, talvez tenha sido necessário cometer esse erro para que outras oportunidades de organizar o tempo, que eu até poderia dizer que seriam outras tentativas, não sejam perdidas. Essa foi uma oportunidade que surgiu com base em um erro.
Hoje foi o dia de guardar ideias. Várias eu deixei no rascunho aqui do site, prontas para entrar no ar no momento certo. Era talvez uma coisa de que estava sentindo falta: de abastecer os rascunhos com ideias que precisam ser colocadas no ar quando eu não tiver ideias ou enfrentar os já tradicionais bloqueios criativos. Tem posts que são feitos em cima do laço e podem nem sempre traduzir melhor as ideias que eu tenho. Algumas tantas ideias que eu tenho em fases iniciais eu guardo e vou amadurecendo no Simplenote, outras tantas eu pesquisei com a ajuda mais do que importante da inteligência artificial, que tem sido uma ferramenta indispensável para gerar ideias dentro da minha linha editorial.
O que eu mais quero é fortalecer a minha base de ideias. E deixar claro o propósito do site de ser uma plataforma de histórias que envolvam arte, cidade e comunicação, afinal, o site é a sede de todos os meus projetos e é onde tudo acontece, e manter esse projeto vivo é uma das minhas maiores motivações enquanto alguém que quer trabalhar com comunicação tendo um propósito bem definido, mesmo que muitos não acreditem em mim. Eu nem ligo para quem não acredito, eu faço o meu trabalho dentro do meu tripé. E quando eu deixo isso bem claro, eu foco no meu propósito e trabalho com as ideias. Por isso o rascunho é importante, e as tentativas não são desperdiçadas.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.