Quantas vezes por dia você toma café? Você procura equilibrar o consumo da bebida?
Pergunta feita por este editor
Quantas vezes por dia eu tomo café? Posso te garantir que não é apenas nas segundas-feiras, bem longe disso, embora para mim exista toda uma mística especial entre a bebida e o segundo dia da semana. Todos os dias ele está lá, sendo o meu combustível para a inspiração. É algo que nunca pode faltar, e é claro que eu procuro equilibrar.
E se querem saber quantos cafés eu tomo por dia, eis a resposta, meus amigos: duas xícaras por dia, quando não três xícaras de vez em quando. O básico e suficiente para não enjoar, e aqui entra a segunda parte da pergunta, que é sobre equilibrar o consumo de café. Afinal, é nas horas que você mais sente necessidade de tomar café que você toma café.
A primeira xícara de café do dia é em um momento tão óbvio que o nome da refeição já diz tudo: café da manhã, a refeição mais importante do dia, a primeira de todas, o momento em que a gente recarrega as energias, embora tenha feito isso dormindo, nada de sair de casa com o estômago vazio: É uma xícara de café e alguns biscoitos, ou quem sabe, dois pães.
A segunda xícara de café é no lanche das três horas, sempre acompanhado de um biscoito. Essa é uma das minhas refeições preferidas e acontece naquele momento de tranquilidade da tarde, quando você se prepara para retomar o trabalho que já começou, ou quer começar a fase mais intensiva do trabalho.
Ok, essas são as minhas duas xícaras de café básicas por dia. Mas quando é que eu tomo uma terceira xícara de café? Já vou avisando que não é todo dia, e sim de vez em quando, quando tem algo mais especial, ou até mesmo na hora de um jantar que eu goste mais. E em dias mais específicos, como segunda-feira e sábado.
E quando, mais especificamente, eu tomo essa terceira xícara de café? No início da noite, quando dá vontade. Tipo ontem mesmo, quando eu quis tomar uma xícara de café com torradas porque tinha um trabalho para fazer e um #ContentTalks para concluir. Hoje mesmo eu já nem sinto vontade depois do café da tarde. Logo, para mim, duas xícaras de café diárias já estão de bom tamanho e olhe lá.
O segredo para manter o que eu chamaria de ritual é equilibrar o consumo, criar uma rotina. Não querer consumir o tempo todo, só em determinados momentos, horas, justamente as horas que te faz lembrar de tomar café. Isso me ajuda bastante e não diria que sou aquela pessoa que é viciada em café. Muito pelo contrário. Quando você procura equilibrar e aprecia um bom café nas horas certas, não enjoa.
Duas xícaras por dia estão de bom tamanho para mim. Três xícaras de café em um dia, só de vez em quando. No final da noite, tomo um copo de leite com achocolatado e assim eu me sinto mais tranquilo para dormir, mesmo que eu continue trabalhando de noite, que é a minha hora preferida para isso, e assim como o café, pode inspirar uma semana de perguntas.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: