Image

Quando eu consigo um tempo livre

O que você faz quando você consegue um tempo livre?

O que você faz quando você consegue um tempo livre?

Pergunta feita por este editor

Se tem uma coisa de que todos nós precisamos, é de tempo livre para poder fazer o que quiser, até mesmo descansar de um dia de trabalho puxado. E talvez esse assunto apareça nas tabelas do Year in Review do Google no mês que vem de tão comentado que foi nas redes sociais e da consciência que a gente adquiriu sobre a necessidade de ter um tempo para nós, para além do trabalho que a gente realiza, na certeza de que a gente não vive apenas para trabalhar, e quando se trabalha, é para garantir uma qualidade de vida que a gente precisa usufruir, mas que tempo a gente encontra para isso?As pessoas querem equilibrar o tempo de trabalho com o tempo que precisam para serem elas mesmas, por uma questão de saúde e cuidado, para estarem com a família, para terem uma vida lá fora.

Tempo livre é uma coisa muito valiosa. Porque você precisa desacelerar. Porque você precisa descansar. Porque você não é uma máquina. Não é um robô programado apenas para dizer sim. Você tem as suas limitações e precisa respeitá-las, entendendo que nem sempre você consegue chegar onde você deseja, a não ser que você se sinta à vontade para atingir os seus objetivos abrindo mão desse tempo livre que você precisa justamente para ter energia para atingir os seus objetivos. E eu procuro valorizar cada minuto do meu tempo livre, na certeza de que é justamente esse tempo que me garante as histórias que eu conto todos os dias aqui no site. Porque o que eu iria contar para vocês sem ter um tempo livre? Somos um pouco das linhas da nossa história, mas sem as entrelinhas, os momentos que a gente vive, as nossas histórias não são completas.

O que eu procuro fazer no meu tempo livre é o que o tempo livre me permite. Descansar quando é possível, dar uma volta no bairro para ver o quanto as coisas mudaram, na certeza de que eu demoro para passar nos mesmos ligares. Eu deixo o tempo agir para saber o que o tempo fez com aquele lugar onde eu passei. É o ar que eu respiro lá fora que eu transformo em história. É o que o ambiente conta que eu conto a minha história. É um pouco das coisas que eu gosto de fazer no meu tempo livre que eu monto os meus gostos e os meus assuntos, e transformo nas histórias que você lê todos os dias aqui no site. E quando eu tenho esse tempo, eu sinto que eu volto com uma bagagem muito maior para compartilhar para as pessoas, das coisas que eu vi, vivi e senti. Em alguns momentos, talvez eu sinta falta disso. Mas eu sempre vou dar um jeito e minhas voltas.

É lógico que eu não fico apenas nos quatro posts que eu coloco no ar diariamente. Os quatro posts diários não vão ao ar depois de escritos, eu escrevo com muitas horas de antecedência, deixo pronto, e no momento certo do dia eu coloco no ar. Tem posts que eu escrevo fora da ordem para depois postar na ordem correta, como o quarto post que eu começo antes do terceiro. É uma mania minha. Vira e mexe eu sempre adianto alguma coisa para deixar guardada para outro dia, para momentos em que eu vou precisar de tempo para outras coisas da minha vida, que não é só trabalho, como a vida de todos nós tem os seus momentos de equilíbrio. Tem momentos em que a gente está inspirado e se dedica a escrever, mesmo que deixe alguma coisa guardada, para lá na frente precisar daquele texto e ganhar um bom tempo. Quando isso acontece, eu me sinto satisfeito.

Quando eu consigo um tempo livre, eu procuro aproveitar cada minuto, na certeza de que eu vou acumular histórias, e o mais importante: eu vou ter tempo. Tem momentos que a gente precisa parar e respirar, e isso falando de um trabalho que eu realizo por conta própria, onde eu posso administrar o meu tempo, e jamais vou me orgulhar de não ter uma folga como muita gente que trabalha por conta própria tem acreditando que todo mundo vai ter o mesmo pensamento que você. Eu tenho consciência de que eu preciso de um momento de descanso, e muito do que vocês veem aqui é parte dos meus momentos de folga, da arte como terapia, das caminhadas que resultam nas impressões sobre a minha cidade. Se eu não tiver esse tempo, o meu trabalho por si só não faz o menor sentido, e é necessário equilibrar o esforço que se faz com o momento de recarregar as energias e a inspiração.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo