Image

Por que plantamos menos árvores?

Por que você acredita que as pessoas plantam menos árvores na frente das suas casas?

Por que você acredita que as pessoas plantam menos árvores na frente das suas casas?

Pergunta feita por este editor

Para responder a pergunta a seguir, quero tentar entender uma cabeça completamente diferente da minha, ou completamente diferente da minha mãe. Ela cuida das plantas, cuida da única árvore que tem, que é um jasmim do caribe que muita gente diz que não é árvore, mas eu poderia dizer que sim. Uma árvore que está dentro do terreno de casa, na frente de casa. Outros vizinhos têm um ou outro pé de árvore pequena, mas o que tem me chamado atenção, antes de responder a pergunta de maneira objetiva, é justamente o fato de que tem vizinhos que não tinham árvores na frente de suas casas e estão plantando mudas.

Pelo menos umas duas mudas foram plantadas na calçada de casas nesses últimos dias. Uma dessas árvores substitui uma outra que foi cortada por completo por conta da questão da manutenção dessa árvore – e é aqui que está uma das chaves para a resposta da pergunta. Mas optou por plantar uma árvore nova, que talvez traga a possibilidade de manter melhor e garantir a sombra que precisa. Outro vizinho que nunca antes plantou uma árvore resolveu tomar essa iniciativa: quebrou a calçada e abriu um espaço para plantar uma árvore. E ainda tem uma outra vizinha que plantou uma palmeira imperial na frente de casa.

As pessoas acreditam que árvores são meras plantas que estão ali e para elas, não deveriam estar. Reclamam da manutenção das árvores, tem medo de que elas caiam quando cai uma chuva, falam até de segurança como se alguém pudesse nelas se esconder. Quanto menos “obstáculos”, acreditam elas, melhor. Quanto menos preocupação para cuidar de algo que elas acreditam não ter obrigação, mais ainda. Entender os motivos que fazem as pessoas plantarem menos árvores na frente das casas é uma coisa que eu tento entender. Mas elas preferem buscar culpados em vez de fazer uma mea-culpa: já viu alguém querer fazer mea-culpa?

O que uma grande parte das pessoas, especialmente aquelas que não gostam muito de árvores, não fazem ideia é do que uma árvore no seu ambiente, ou melhor, várias árvores no ambiente, podem beneficiar em termos de amenizar o calor e o ar que se respira. Se dá conta da falta que as árvores fazem justamente em picos de calor como os que tem feito nos últimos dias. Com cada vez menos árvores no ambiente, mais o ambiente se torna uma ilha de calor. Justamente aquilo que eu dizia na semana da memória das #SetePerguntas: as pessoas reclamam, não querem por perto, rejeitam, no fim só valorizam quando perdem.

Menos árvores, mais calor, menos ar puro. E no fim, as pessoas ligam cada vez mais ar-condicionado, ventilador, gastam energia, e reclamam que o ambiente está quente e não sabem explicar o motivo. Talvez esteja nas árvores que elas acham que não conseguem manter. Mas se cada um cuidar bem de sua árvore, como os exemplos dos vizinhos, pode garantir sombra e um ambiente mais ameno em termos de clima, e não falo somente de temperatura. Falo sobre a valorização do seu ambiente, da sua casa, da comunidade onde você mora, do quanto uma atitude pode fazer a diferença na vida da coletividade. Tá na hora de começar a mudar essa mentalidade e ver cada vez mais árvores nas ruas.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 189: Em frente, com uma nova frente - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 189: Em frente, com uma nova frente
  2. Luneta Sonora 188: Sem medo de se ouvir, sem medo de aparecer
  3. Luneta Sonora 187: Sobre objetivos e metas
  4. Luneta Sonora 186: Um dia, um vídeo. Um dia, um short
  5. Luneta Sonora 185: Nem parece, mas eu voltei. A gravar

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes