O que você espera do outono deste ano?
Pergunta feita por este editor
Enfim, o verão deste ano acabou. Ao longo desse período, deixou marcas que aos poucos vão desaparecendo da minha pele. Também deixou coisas boas e aprendizados importantes, como todo ciclo deixa e isso é uma coisa inegável. Mas como todo ciclo que precisa terminar para um novo ciclo começar, é hora de obter novos aprendizados e construir novas ideias em uma estação que serve de transição para as temperaturas altas para as temperaturas mais amenas, aquelas que dá para dormir da maneira mais confortável, e fazer um monte de coisas da maneira mais confortável também. Outono, estou te esperando!
Tem vezes que parece que o verão vai durar uma eternidade diante do calor que faz e você muitas vezes fica incomodado, mas como tudo na vida passa rápido, o verão num instante passou, e bem, três meses passam rápido quando se tem muitas coisas para fazer, e nisso você praticamente se esquece de que o tempo está passando e deixa rolar, afinal, tempo é para isso mesmo: você se movimenta, você nem sente, e quando você se dá conta, o tempo passou e você sente que não aproveitou todo o tempo possível e acredita que precisa recuperar esse tempo perdido. Quantas vezes eu falei sobre o tempo na mesma frase?
E em alguns momentos deu para ter um gosto do outono ou do inverno com as chuvas que caíram nesses momentos mais esporádicos, mas que depois num instante passaram, como se há meia hora atrás não tivesse chovido, nisso que a gente chama de tempo bipolar, onde em questão de minutos faz sol e chove. Essas chuvas esporádicas ajudaram bastante a amenizar um pouco a temperatura e fazer com que o verão de 2024 para 2025 não fosse tão abafado quanto o de 2023 para 2024, que como eu disse em ocasiões anteriores, foi um verão inesquecível em termos de temperaturas altas como eu nunca tinha sentido na vida.
Agora é hora de o calor dar uma trégua e da estação mudar. É um novo ciclo que está começando, e como serão esses próximos três meses de estação, onde a gente efetivamente se prepara para viver intensamente a rotina, até chegar ao ciclo de produtividade de junho? Pois é, meus amigos: o outono está batendo na porta, e nesse momento vivemos o fim de um ciclo de verão que volta só no final do ano, certamente não do mesmo jeito que o verão deste ano. Agora, é hora de começar a sentir temperaturas um pouco mais amenas e agradáveis. Mas será que as mudanças climáticas não vão interferir tanto? Eu espero que não interfiram.
E o que eu espero do outono deste ano? Que ele traga temperaturas amenas. E um pouquinho de chuva. E quem sabe, uma rotina mais intensa. Afinal de contas, o verão trouxe coisas incríveis, outras nem tanto, é verdade, mas que nem parecem que foram de um verão que fecha um ciclo, para que o próximo seja completamente diferente em vários aspectos do que foi o verão deste ano. Mas agora, é hora de entrar em uma nova estação, em um novo clima, na próxima etapa da nossa rotina, de um cotidiano em constante dinâmica. Onde a gente está mais imerso, onde a gente está mais dentro do nosso clima. Um clima de rotina, um clima de outono.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.