Os planos que você fez em 2024 para este ano estão prontos para serem colocados em prática?
Pergunta feita por este editor
Quando um ano novo está próximo, todo mundo faz planos para esse momento, acreditando que com a chegada de um novo ciclo, as coisas podem ser diferentes. E eu mesmo sou um desses, afinal, me acostumo com um trabalho de um ano inteiro, a contar as histórias de um ano inteiro, a acumular histórias de um ano inteiro que eu possa relembrar nos próximos anos. São tantas coisas que a gente faz, que quando um ciclo termina e outro está próximo de começar, a gente quer fazer alguma coisa de diferente, movimentar a rotina, enfim, fazer algo novo, mexer totalmente em algo que parece que nunca vai mudar.
Só que agora, o ano passado já passou. Um ano novo começou. E aqueles planos que a gente tinha para esse momento começam a ser efetivamente colocados em prática. Mas será que o começo de tudo isso foi da maneira que a gente planejou, ou sempre vai ter aquela surpresa, o imponderável, como eu costumo falar? Pois eu posso dizer que sim, os meus planos começaram a ser colocados em prática, ao mesmo tempo que o imprevisível aconteceu. Teve coisas que eu acreditei que pudessem acontecer e não aconteceram, e para esses momentos que não aconteceram, precisei criar algo totalmente novo para aquele momento, sem cerimônias.
Ao mesmo tempo que eu coloquei novas ideias em prática no mesmo instante em que eu tive essas ideias, eu poderia dizer que os meus planos que eu fiz em 2024 estão prontos para serem colocados em prática. E diante do imponderável, eles já começaram a ser aperfeiçoados, aliás, sempre é bom ter em mente que algumas coisas podem mudar ao longo do tempo, e os planos que você fez podem ser totalmente diferentes daqueles que você fez no ano anterior. É o que acontece em todos os anos. E em 2025 não poderia ser diferente, algumas coisas já mudaram de cara, outras tantas surgiram no instante.
Ao mesmo tempo em que eu planejo o futuro, muitas coisas surgem no momento, e talvez o equilíbrio de cada uma dessas coisas explique a dinâmica e a natureza dos meus projetos. Quantas coisas que eu fiz não surgiram no instante, sem nem precisar amadurecer, é fazer acontecer logo, de cara, e ir em frente? É sobre isso. É sobre como a gente pode sonhar e ao mesmo tempo tornar esse sonho realidade. É sobre como a gente se sai em momentos em que precisa fazer alguma coisa no instante em que é necessário. A gente sabe planejar as coisas, sabe realizar os nossos planos, e ao mesmo tempo, tem aquela ideia incrível e coloca em prática no mesmo instante.
Todos nós temos planos. Todos nós fizemos planos. A gente sabe que em algum momento os nossos planos podem mudar. Até porque eles são uma base, uma bússola, um norte para a gente começar um novo ciclo sem se perder, sem saber o que fazer. Se eu comecei o ano de 2025 bem, foi porque eu fiz planos e sabia exatamente o que fazer se por acaso alguma coisa não saísse da maneira que eu planejei. Afinal, o ano está apenas começando, e nem comecei a colocar a maioria dos meus planos em prática. Mas o que vocês puderam ver desse ano que começa, é o suficiente para entender como é que esse ano vai ser.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: