VocĂȘ prioriza a exibição do seu trabalho em vez da sua prĂłpria imagem. Isso faz a diferença na questĂŁo do que vocĂȘ espera que os seus seguidores vejam?
Pergunta feita por este editor
Porque o trabalho, mais que a imagem? Eu trabalho com comunicação e deveria me expor mais, certo? E por que eu nĂŁo faço isso? Queria que as pessoas me conhecessem primeiro pelo que eu faço, pelo que eu penso, pela minha identidade e pelo que me torna eu mesmo. A minha vida nĂŁo Ă© tĂŁo interessante assim para ser pĂșblica, e eu confesso que nesses momentos eu nĂŁo sou tĂŁo preocupado com a minha imagem pessoal. A foto que estĂĄ nos meus perfis Ă© de 2020, eu nem parei para trocar, sĂł de pensar que eu teria de trocar tantas fotos. NĂŁo que a minha cara tenha mudado, ela Ă© a mesma, sĂł o meu cabelo que Ă© um pouquinho longo.
Essa parte do cabelo eu quis mudar para algo que fosse um reflexo da minha personalidade de mente criativa e inquieta, e olha que eu não uso essa expressão hå tempos. Todo mundo queria que eu cortasse o meu cabelo baixo, mas eu não queria, porque sabia que iria crescer de todo jeito em pouco tempo, e eu passei a ter um cabelo nem tão curto e nem tão longo. Mostrei essa face poucas vezes, e até tenho planos para tirar uma foto nova do perfil que refletisse o que eu sou neste momento, mas que ao mesmo tempo refletisse o que eu sou em todos os momentos. Eu mudo vårias vezes. Eu mudo o tempo todo.
Mas a parte de mim que eu queria que fosse a mais exposta possĂvel Ă© a do meu trabalho. Afinal, se eu sou alguĂ©m, Ă© por causa do que eu faço. Se eu sou esse cara chato muitas vezes, simpĂĄtico em outras, fora da caixa o tempo todo, Ă© porque eu considero que eu nĂŁo me enquadro nas convençÔes prontas da sociedade, poderia dizer assim. Eu quero mudar alguma coisa e eu quero fazer alguma coisa, e encontrei nas artes visuais e na comunicação as ferramentas perfeitas para essa transformação, que por mais que pouca gente compreenda, muita gente vai entender se eu explicar melhor tudo aquilo que eu desejo para a sociedade.
Se vocĂȘ quiser me conhecer melhor, irĂŁo existir oportunidades para isso. Talvez eu reserve alguns espaços para isso, afinal, por trĂĄs deste site, de todos os trabalhos que eu realizo nele, nas redes sociais, e onde mais vocĂȘ encontrar um comentĂĄrio meu em qualquer lugar, estĂĄ um ser humano que tem vontades, ideias e pensa o tempo todo que Ă© preciso arrumar a casa e os mĂłveis de lugar de vez em quando, sĂł nĂŁo a si mesmo. Porque muitas vezes esse ser humano entende que a sua prĂłpria vida Ă© uma bagunça e nĂŁo sabe por onde começar a arrumar, talvez um bom papo com pessoas diferentes possa indicar o caminho.
Hoje eu uso os meus espaços de mĂdia para mostrar o meu trabalho, mais do que a minha imagem. Eu sei que tem gente que gostaria de conhecer melhor o homem por trĂĄs de todo esse universo criativo, e deve se perguntar como Ă© que ele Ă© capaz de fazer tudo isso sozinho, sem ajuda, preocupado muitas vezes com o tempo e com o universo de sonhos que nĂŁo cabem nem numa parede, nem no quarto, talvez nem no bairro nem na cidade, que talvez seja pequena e limitada demais para mim. O tamanho dos meus sonhos e dos meus objetivos Ă© maior do que as diretrizes da minha linha editorial, e eu tento pelo menos sintetizar tudo isso mostrando o que eu sou na forma daquilo que eu faço.
Conhecendo VocĂȘ
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligĂȘncia artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo pĂșblico atravĂ©s dos canais de contato e redes sociais.