Como você administra o tempo que você tem?
Pergunta feita por este editor
A gente sempre acredita que não tem tempo para nada, que desperdiça o tempo que a gente tem, que a gente não sabe administrar o tempo direito. Esse sou eu, tentando administrar o tempo. Afinal, como fazer um monte de coisas que você tem na sua agenda em um dia onde os segundos passam, porque tem que passar, porque é da natureza do universo que o tempo corra na velocidade que tem que correr. Muitas vezes você sente que o tempo corre devagar, mas corre na velocidade dele. Quando você se dá conta, o ano está acabando, e bem, cá estamos em novembro, próximos de mais um fim de ano.
Como eu administro o meu tempo? Para mim, o tempo tem outra velocidade, na medida que sou o último a dormir e a acordar, por sentir que eu sou mais produtivo na noite, na madrugada, e olha que eu ainda não coloquei todo o meu potencial de trabalho até altas horas, que é um dos meus objetivos principais. Eu ainda controlo esse tempo por conta do espaço que eu tenho. Mas eu quero adaptar a velocidade que eu tenho do meu tempo, com a velocidade do tempo que as pessoas tem. Eu acredito que eu ainda não consegui isso, mas para quem se adaptou a uma agenda por quase dois anos e meio, talvez eu consiga tirar isso de letra.
O tempo que eu tenho de noite é o tempo em que tudo desacelera. Porque quando tudo está acelerado quando o Sol está lá fora, você precisa se adaptar, e nem sempre o tempo que você tem entra no seu ritmo. Você naturalmente vai se sentir cansado de cara, mas precisa daquele tempo para que a sua rotina não fique bagunçada. Foi assim que eu consegui adaptar a minha agenda ao meu ritmo de tempo, e bem, eu consigo entregar os meus trabalhos em dia, a não ser que algum problema aconteça, como aconteceu no início desse mês, quando o site teve aquele problema técnico que consumiu o meu tempo só de tentar resolver.
Mas sabe de uma coisa? Até para isso preciso estar preparado, pois quando eu consegui restabelecer o site naquele momento para um estágio onde eu poderia apresentar o meu trabalho da melhor maneira possível, eu tratei de entregar o trabalho que eu tinha deixado pendente no dia anterior. E eu consegui, de certo modo, manter a minha agenda em ordem, mesmo em um momento em que tudo poderia ficar destrambelhado. Criar hábitos dá trabalho, foi assim que eu comecei com os cadernos de folhas, que foram uma das primeiras experiências de hábito contínuo que eu trabalhei, até a agenda semanal que norteia o site há dois anos e meio, quase três.
É assim que eu administro o tempo que eu tenho. Bem diferente da maneira que você administra o tempo que você tem, afinal, cada um de nós temos uma forma de administrar o nosso tempo, e não ficar louco por conta de tantas coisas que acontecem e que você precisa de certa forma lidar, para equilibrar tudo isso no seu tempo, e no tempo que as pessoas tem, afinal, eu trabalho com pessoas e preciso me adaptar ao tempo que elas tem para poder entregar os trabalhos sem faltas e sem falhas. Afinal, tudo o que não temos é tempo a perder, e se eu cheguei até aqui, foi porque eu comecei mais uma etapa desse tempo que eu tenho para administrar. Como em toda semana, a rotina começa e recomeça.
Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.
Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo: