Image

O tempo das melhores artes

Existe um tempo que você acredita que foi o que você fez as melhores artes? Procura tentar melhorar ao longo desse tempo?

Existe um tempo que você acredita que foi o que você fez as melhores artes? Procura tentar melhorar ao longo desse tempo?

Pergunta feita por este editor

Será que existe um tempo das melhores artes? Aquelas que você faz e acha tão incríveis que você quer manter a inspiração para fazer outras tão incríveis quanto? Para mim, tem tempos que eu faço artes boas, outros tantos que eu faço artes excelentes, em alguns artes razoáveis. E algumas que fiz e acreditava que poderiam ser melhores. O tempo das melhores artes pode ser aquele em que eu acredito que eu posso ter extraído o máximo do meu potencial e ter feito artes ótimas. E tem tantos períodos para isso que eu poderia ficar horas enumerando esses momentos, mas eu tenho poucos parágrafos para definir isso.

Talvez as minhas melhores artes tenham sido as primeiras que eu fiz, quando eu achava que não sabia fazer absolutamente nada. Afinal, quando você se move pela curiosidade, você de certo modo consegue entregar alguma coisa com a qual você acredita que vá corresponder. E eu acredito que eu consegui fazer isso nas primeiras artes que eu fiz de algumas das séries, que eu até vou enumerar aqui. E algumas das artes que eu mais gosto de fazer são aquelas feitas com lápis de cor, talvez seja por isso que eu enumerei sobre a necessidade de voltar a fazer artes com essa técnica, quando as condições aqui de casa me permitirem.

E se eu enumerar um tempo das melhores artes que eu já fiz, será que eu consigo descrever em poucas palavras algumas das melhores, aquelas que eu sempre vou levar de inspiração para as artes futuras? Pensando bem, pode ser que exista um tempo das melhores artes, aquelas que você se inspira para fazer melhor em outros momentos, de modo que sejam aquelas artes inesquecíveis e históricas. Podia enumerar o primeiro caderno de todos os cadernos, o caderno de #48folhas. Ou alguns dos desenhos do terceiro caderno de #96folhas, que representou uma retomada importante para o projeto de artes.

Posso dizer também que as artes do segundo caderno de #40folhas foram igualmente inesquecíveis. Talvez seja um dos cadernos em que eu consegui superar o resultado do primeiro, e olha que eu falo dos cadernos que possuem metade do tamanho de um caderno normal, ainda lembrando que eu tenho cadernos de #80folhas, em uma série que eu ainda não iniciei, e sigo pensando em como fazer isso, não no sentido do material, mas no sentido do estilo de desenho e de como eu quero que as coisas sejam diferentes. Será que essa vai ser uma série que vai superar de um caderno para o outro assim como os cadernos de #40folhas?

Eu não tenho outro caderno de #40folhas do mesmo tamanho, mas eu juro que eu vou atrás quando tiver a oportunidade para buscar um resultado ainda melhor. Enquanto isso não acontece, eu sigo no quarto caderno de #48folhas, tentando fazer uma flor melhor do que a outra em um desafio que para além do propósito de não se arrancar nenhuma folha, também parte do propósito de ser monotemático como eu fui no caderno de #40folhas onde eu tratei de um tema ainda mais difícil do que com o que eu estou tratando no caderno de #48folhas, que é o de fazer desenhos com os principais aspectos da comunidade onde eu moro.

Talvez eu me estenda até demais se eu for falar do tempo das melhores artes, e isso é ótimo quando se busca fazer o melhor o tempo todo, dentro das suas possibilidades. E vou sempre em busca disso! A cada caderno, a cada folha, a cada técnica que eu utilizar, tudo o que eu puder fazer será feito para que eu busque sempre superar a cada momento o tempo das melhores artes. Eu sempre vou acreditar que o tempo das melhores artes está sendo agora, para dar tempo ao tempo. E quando se dá tempo ao tempo, se dá a chance de fazer melhor a cada momento, de modo que cada tempo será sempre o tempo das melhores artes para mim.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes