Image

O ritmo da cidade no meu ritmo

Como o ritmo da cidade influencia o ritmo do seu processo de criação?
,

Como o ritmo da cidade influencia o ritmo do seu processo de criação?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

O ritmo da cidade é o nosso ritmo, e a gente dança conforme a música que toca nas ruas, e bem, não falo da música propriamente dita, mas da dança da rotina, dos barulhos que soam como música e a gente não se acostuma se esse ritmo mudar de repente. É um ritmo que influencia no meu processo de criação porque ao longo dos anos, tudo muda: o ambiente, as pessoas, as casas, enfim, tudo o que está à nossa volta segue tendências, tudo segue ritmos distintos. O mesmo lugar onde você está pode ter vários ritmos dependendo do que a gente sente naquele momento. É uma dinâmica que a gente cria e muitas vezes nem sabe.

Esse é um ritmo que muda ao longo do tempo, da calma a agitação, mudando de lugar para lugar. E se engana quem pensa que em um único lugar, existe um único ritmo. Em uma capital de estado, onde eu moro, por exemplo, os ritmos da cidade não são únicos, não são o mesmo independentemente de onde você está. São vários, por isso eu falo sobre ritmos no plural, afinal, nunca uma cidade grande se movimenta no mesmo ritmo de maneira uniforme. Os ritmos da cidade são vários conforme você passa por cada canto dela. É diferente do Centro, é diferente da praia. É a graça de uma cidade dinâmica: ser um lugar de múltiplos lugares, um lugar de múltiplos ritmos.

Por onde você passar, cada lugar tem um ritmo único. Você percebe quando muda de bairro e de repente não sente que está no mesmo lugar, não está na mesma cidade onde você mora, sente que está em um outro mundo, totalmente diferente e distante do seu, mesmo estando perto na questão da distância. Eu tenho certeza de que você se sente em outro planeta quando muda de bairro. Sente o impacto da mudança em minutos. Afinal de contas, uma cidade jamais é homogênea. É formada de pessoas de diferentes lugares, classes sociais, ambientes, que ao mesmo tempo que podem se misturar, criam os seus mundos, as suas cidades.

Mesmo sabendo que cada lugar tem o seu ritmo, eu vou me adaptando a todos eles, entendendo todos eles e o que faz cada lugar ter o seu ritmo. E ele está em todos os lugares, influencia em todos os modos no meu trabalho. Mas eu procuro me adaptar aos ritmos da cidade como um todo, e não só ao ritmo do lugar onde eu estou. Preciso entender cada lugar, cada pedaço de terra, preciso entender o lugar em um contexto macro. Entender como os fatores internos e externos podem influenciar nesse ritmo, que por tabela influencia naquilo que eu faço. Afinal, as coisas andam conforme o mundo ao meu redor anda.

No ritmo da cidade, a arte acontece, e o resultado fica gravado, para representar o ritmo que um dia pode nem se sentir mais, ou se sentir de um outro jeito completamente diferente, afinal de contas, a dinâmica da cidade faz com que o ritmo mude conforme a música que se escuta naquele momento. A cada momento, esse repertório pode mudar, e mesmo aquele lugar pode ter um ritmo completamente diferente daquele que até um dia desses estávamos acostumados a sentir. E vamos que vamos, de ritmo em ritmo, construir o ambiente onde a gente vive, ou até mesmo, os ambientes, respeitando o ritmo de cada lugar.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 211: O tempo como recurso criativo - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 211: O tempo como recurso criativo
  2. Luneta Sonora 210: A voz humana na era dos algoritmos
  3. Luneta Sonora 209: A cidade como palco de narrativas
  4. Luneta Sonora 208: Criatividade em tempos de excesso
  5. Luneta Sonora 207: O impacto da inteligência artificial na comunicação

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes