Image

O que mudou na minha rotina criativa?

O que mais mudou na sua rotina criativa depois que o novo quarto ficou pronto em junho?

O que mais mudou na sua rotina criativa depois que o novo quarto ficou pronto em junho?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

Em 7 de junho de 2025, passei a ter o meu quarto, sem ter que dividir com o meu irmão. Essa mudança foi possível por causa da liberação de um dos três quartos da casa por ocasião da mudança de endereço da minha irmã, que se casou. Essa foi uma mudança planejada por quase um ano e que na ocasião que eu soube, eu não contei de cara para vocês aqui no site, porque eu queria fazer as coisas com cuidado e paciência, na certeza de que tudo daria certo e eu conquistaria o meu ambiente próprio. Pois bem, deu tudo certo, e desde esse dia em diante eu pude ter o meu espaço de descanso, reflexão e criatividade.

Eu me mantive no mesmo quarto que eu estava, a diferença é que eu não divido mais o ambiente com o meu irmão, que já nem dormia mais no quarto dois meses antes da mudança efetivada. Ele sabia que eu precisava do espaço e que era inviável continuar dividindo sabendo que cada um tem a sua rotina, o seu momento, e principalmente, a sua hora de dormir. O meu irmão dorme mais cedo, eu durmo mais tarde, e isso, lógico, implica em diferenças na hora de acordar e na hora de ter uma rotina. Isso tudo precisava ser dividido mais do que o quarto. Mais do que isso, precisava de espaço para potencializar os meus trabalhos, afinal, o ambiente estava apertado.

O quarto ficou pronto meses depois, afinal, a mudança foi uma coisa meio que imediata. Tudo começou da maneira que o quarto era quando eu dividia com o meu irmão: o guarda-roupa foi gradualmente esvaziado até ser desmontado e substituído por um menor, a beliche foi desmontada parcialmente até ser substituída por uma cama, aproveitei o momento para trocar de colchão, mandei pintar as paredes que eram verdes de azul, esvaziei a mesa e espalhei as minhas coisas por todo o quarto, enfim, estruturei o meu espaço. Tudo agora pode respirar. E enfim, eu pude ter um lugar onde eu pudesse desempenhar as minhas capacidades com privacidade.

O ambiente só teve a ganhar, e isso começa com as séries de artes tradicionais, que ganharam mais espaço e a possibilidade de ser produzida sem interrupções. Séries de artes digitais ficaram mais espaçadas, e a prova disso é que há artes digitais prontas para até depois de março. Séries como esta, as #SetePerguntas, podem ser feitas em algumas horas graças a um novo ambiente que eu testei há duas semanas usando o tablet, o suporte e um teclado encostado. Mais rascunhos puderam ser feitos para o site, para que eu possa ganhar tempo para outros projetos que eu quero fazer no futuro. Lives e conferências foram possíveis graças a privacidade. O Luneta Sonora passou a ser em formato de vídeo a partir do episódio 200.

Tudo isso me permite abrir caminho para o maior de todos os projetos que envolve o espaço: a retomada dos projetos de design e identidade visual. Esse projeto vai me exigir mais tempo, raciocínio e horas e horas. Ser interrompido como eu era várias vezes quebra completamente o clima de criatividade, e eu pedi demais por isso: o direito de ter privacidade para os meus projetos, focar no que interessa e em quem interessa, para projetos ainda maiores, onde mais para frente eu vou precisar de suporte especializado, afinal, quero que se juntem a mim quem puder contribuir com os meus projetos, quer seja colaborador, cliente, toda parceria será importante daqui em diante, e o primeiro e mais importante passo já foi dado.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 220: Calendários 2026: planejamento criativo como tradição - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 220: Calendários 2026: planejamento criativo como tradição
  2. Luneta Sonora 219: O pique de dezembro: intensidade, entrega e fôlego criativo
  3. Luneta Sonora 218: Dezembro: o mês mais produtivo do site
  4. Luneta Sonora 217: Sistemas Visuais: como a lógica organiza o caos
  5. Luneta Sonora 216: A volta ao traço: a identidade visual como expressão de reinício

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes