Image

O quanto as pessoas querem pagar

Você concorda que um dos problemas para quem trabalha com o que você trabalha é a questão de como as pessoas pagam pelo seu trabalho, bem como o valor que as pessoas querem pagar pelo seu trabalho?

Você concorda que um dos problemas para quem trabalha com o que você trabalha é a questão de como as pessoas pagam pelo seu trabalho, bem como o valor que as pessoas querem pagar pelo seu trabalho?

Pergunta feita por este editor

Tenho a percepção de que as pessoas gostam de pagar por aquilo que elas tocam. E por isso elas acham que um serviço que mesmo elas vendo, não conseguem tocar, e seja somente virtual, como um serviço de mídia social ou de sites, elas tendem a não valorizar tanto porque acham que tudo é feito na base do talento, e que não envolve custos. Não sei se essa é a sua percepção, mas é a minha. Afinal, para entender a desvalorização de um profissional, é necessário chegar na raiz e se perguntar: por que isso acontece e onde eu posso mudar? Todas as concessões podem ser feitas em momentos assim, menos uma: a de cobrar o valor justo pelo seu trabalho.

E cobrar o que é justo não está errado, por mais que queiram que você acredite que não seja. Não sabem que talento custa, e muitas vezes custa caro. Que você precisa manter o trabalho que você faz e se manter, e tudo isso custa. Para oferecer o melhor, eu tenho que pagar um monte de coisas. Então nada mais justo do que eu cobrar um valor que consiga cobrir os custos de tudo o que eu preciso para entregar um serviço de qualidade para as pessoas, pois muitas das coisas que são necessárias para se desempenhar esse trabalho custam, e eu preciso pagar para manter um trabalho de qualidade. Tem gente que não entende isso.

Afinal de contas, quanto mais elaborado um trabalho é, mais caro ele pode ser. Porque envolve o material que eu utilizo para trabalhar, os anos de estudo que eu tive, desde os cursos que eu fiz até a própria faculdade que eu já concluí, bem como a minha própria sobrevivência, as contas que um adulto precisa pagar, entre outras coisas mais. Eu sei, todo mundo tem contas a pagar. E certamente tudo o que você não quer é que um negócio vá a falência por não conseguir pagar essas contas, e certamente você não vai conseguir encontrar ninguém que entregue um serviço de qualidade pelo preço que você acha que aquilo custa.

Todo valor é calculado com base nos valores que você precisa ora para manter o seu trabalho, por conta dos custos dos materiais que você utiliza, das assinaturas que você precisa, entre tantos outros custos embutidos, quanto para a sua própria sobrevivência, afinal, eu preciso tomar café, almoçar e jantar, certo? Preciso pagar as minhas contas também. Então, se você acredita que o valor que eu cobro é muito alto, coloque-se no meu lugar e entenda por que eu preciso cobrar esse determinado valor para cobrir os custos de tudo o que eu preciso para trabalhar e para viver. Afinal, ninguém vive de luz, de graça até relógio trabalha.

Afinal de contas, podem achar que o meu serviço está caro. Mas para mim, é o valor mais justo. E dentro daquilo que você precisa para manter o seu trabalho ativo. Lógico que eu não quero cobrar valores exorbitantes, mas eu também não posso baixar demais. Ou eu não conseguiria sequer entregar um trabalho de qualidade. Se é isso que quem solicita espera, sabe que a qualidade do trabalho depende das coisas que você precisa para trabalhar. Quem trabalha com serviços sabe muito bem disso, e sabe muito bem que do outro lado de uma relação comercial, existe um profissional que ama o que faz e que do que faz, quer viver.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes

Clássicos da Luneta

Posts de anos anteriores para relembrar.
Pular para o conteúdo