As #SetePerguntas desta semana são sobre a transição do verão para o outono. E como hoje é quinta-feira, cinco dessas perguntas foram respondidas e as duas próximas serão respondidas amanhã e sábado. Em algumas das perguntas que eu respondi, falei sobre as minhas expectativas sobre o outono que começou hoje de manhã. Falei que esperava temperaturas amenas nessa estação, que o verão trouxe dias de calor, mesmo que não fosse na mesma intensidade do verão anterior, mas o que se sentiu no dia de hoje foi bem diferente, talvez bem diferente do que eu poderia esperar para um dia de outono, mas bem, se tem uma coisa que o clima não quer saber o que é, é o tempo que está no calendário.
O que eu senti durante todo o dia de hoje é calor. Um calor daqueles, um calor que eu esperava sentir no verão, mas é algo que talvez só senti naquele verão de temperaturas ainda mais quentes do que esse verão foi. Talvez a grande surpresa do primeiro dia de outono, aquele em que o dia e a noite têm a mesma duração. Porque é que eu fui apostar em temperaturas amenas nesse período? Quem é que manda eu apostar em alguma coisa nesse clima imprevisível? Talvez eu ainda espere, afinal, a gente precisa esperar os ciclos. O ciclo do verão pode não ter terminado de uma maneira completa, mas logo ele vai terminar de vez.
O dia do começo do outono é uma coisa que se estabelece no calendário e baseado nas voltas que o planeta dá em torno do Sol. E é claro que eu não poderia esperar temperaturas amenas logo no primeiro dia do outono, afinal, como eu bem disse, o clima não interpreta datas de calendário. Segue o tempo que lhe é natural. Por mais que a gente espere dias de temperaturas amenas, a gente sabe que não pode esperar que isso aconteça no tempo exato. Afinal, em quantos dias do verão tivemos temperaturas amenas e chuvas? Vários! E assim foram os últimos dias desse verão. Uma ou outra hora, o calor sempre vai dar o ar da graça. Mas agora, não vai ser na mesma frequência.
Hoje foi dia das roupas serem lavadas e ficarem secas de manhã. Geralmente quando é o dia da lavagem de roupas, eu sempre espero duas coisas: ou que as roupas sequem no final do dia, ou que elas sequem no dia seguinte. Afinal tem também os próprios lençóis para lavar, e em breve eu vou focar em lavar os meus próprios uma vez que aqui só vai ter uma cama para dormir. Vai ser até melhor de arrumar. Roupas lavadas e secas antes de meio-dia? Isso é comum nos dias de verão. Mas aconteceu hoje. E as roupas já estão bem acomodadas no guarda-roupa, outra coisa que em breve vai ser trocada, da maneira que só eu mesmo sei arrumar.
Hoje o outono começou daquele jeito, não que eu pudesse esperar algo diferente, mas não esperava que fosse o verão que não quisesse ir embora. Eu espero que esse seja um dos poucos dias quentes desse outono. Afinal, já basta todo o calor que eu senti nesse verão. E tudo aquilo que eu passei por talvez não imaginar que a minha pele poderia sentir tanto. Mas é aquilo que eu disse: o outono é uma estação de transição. Hoje está fazendo calor, amanhã eu nem sei qual é o clima. Ele muda o tempo todo, e eu tenho que me acostumar com isso. Ou ao menos eu deveria estar acostumado. Afinal, é o clima, esse eterno imprevisível…