Você já resgatou uma ideia antiga e transformou em algo novo?
Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim
A minha agenda atual é composta de coisas que foram criadas a partir de ideias antigas. E até mesmo esquecidas. Ideias que eu fui deixando de lado e redescobrindo conforme a agenda semanal me permitia preencher cada espaço, cada lacuna, coisas que eu fui descobrindo, redescobrindo até chegar ao que eu tenho hoje. E olha, tem muita coisa ainda para rolar, como tem muita água para rolar. E o que será que eu ainda tenho guardado de coisa? O que eu ainda posso aproveitar? Quero lembrar justamente sobre isso: o site tem quase 9 mil publicações e contando, afinal, para chegar a 10 mil publicações e além, é preciso revisitar muitas coisas.
O #ContentTalks, que é o tema dos conteúdos sobre conteúdo, é um dos temas que surgiu dessa necessidade de pegar assuntos que até então estavam esquecidos para tornar-se uma coisa completamente nova. O #ContentTalks era um tema esporádico, e precisava ser o tema da abertura da semana justamente por isso: a gente quer iniciar um novo ciclo contando histórias, discutindo maneiras de criar conteúdo, entendendo melhor o que se quer e o que se espera. É trazer o tema para o agora, atualizar conforme as coisas mudam, conforme o trend do momento… Aliás, trend é outra coisa que eu reciclei recentemente, não é?
O #TrendTalks mesmo. Este é um tema que eu reciclei para falar sobre os assuntos do momento, do Brasil e do mundo. Surgiu de um tema que foi usado uma única vez aqui no site, em um post sobre a corrida das vacinas da COVID-19, e eu prometi que iria usar para outros assuntos. Demorei demais, até descobrir um tema que eu pudesse substituir a web story da semana nas terças-feiras. Foi então que eu descobri a possibilidade do #TrendTalks e lancei de vez o tema em junho deste ano. As próprias séries de arte surgiram de ideias antigas que eu tinha, afinal, mais antigo do que a minha carreira na comunicação, são minhas aventuras nas artes visuais.
Foi assim que eu trabalhei as ideias dos cadernos, onde o #48folhas foi o primeiro e abriu caminho para todas as outras séries, incluindo a #FolhaColorida, que também se tornou regular aos domingos a partir de uma ideia que eu deixei esquecida. Assim como a minicoluna, que também era um tema aleatório e esporádico, e virou um tema regular nas quartas-feiras. O Luneta Sonora quase foi assim, mas como eu quis tomar coragem para muita coisa, tornei este mais um tema regular. E era um tema que precisava de coragem, a começar pelas minhas aparições em vídeo, e olha que eu comecei com a minha voz e nada mais.
Você pode ver que a maioria dos temas que eu trato no meu site são temas que um dia eu iniciei em outras épocas, não dei continuidade por falta de tempo ou outros motivos, e depois que eu consegui me organizar, eu pude desenvolver ideias completamente novas. A partir das ideias antigas que eu deixei encostadas e acreditava que poderiam ficar para sempre perdidas no meio dos algoritmos e do acervo do site, quis resgatar e tornar regular. Foi assim que eu estruturei a minha agenda, e seguirei revisitando ideias antigas que eu tive para poder trazer mais variedade para as coisas que eu trago, afinal, esse é um elemento fundamental da minha identidade.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.