Porque é mais fácil fechar um contrato de site do que de mídias sociais?
Pergunta feita por este editor
Se tem uma coisa que eu noto nesses anos em que eu trabalho com comunicação e publicidade, é que tem sido mais fácil para mim, nas devidas proporções porque atrair clientes não é uma coisa fácil, fechar contratos de sites do que de mídias sociais. Atualmente eu estou regularizando os contratos de cinco clientes, dos quais um foi homologado, dois estão quase lá, um está em fase de discussão de valores e um está em fase preliminar. As diferenças estão nas fases, porque em comum, são todos clientes de sites. Sites que eu construí e estou ajudando a manter, na certeza de que só quem conhece melhor a estrutura que construiu pode cuidar da melhor maneira possível.
E talvez aqui esteja a resposta desta pergunta. Os cinco clientes de site são todos de sites que eu construí. Esse foi um serviço distinto, o da construção. O outro é o da manutenção, que é o serviço pelo qual estou regularizando os contratos de pagamentos mensais. Antes deles serem clientes de manutenção, foram de construção, e eles foram indicados por outros clientes que eu já tinha, que por sua vez ficaram curiosos em saber como eu coloquei este site no ar. Enxerguei essa possibilidade como um diferencial e ofereci o serviço. Que é uma coisa que não é todo mundo que sabe fazer, por isso, se você conhece uma pessoa que saiba montar um site, é mais fácil de indicar.
O diferencial explica bastante o fato de para mim ser mais fácil fechar contratos de sites do que de mídias sociais. Porque os clientes conhecem melhor o meu serviço, e eu esclareço os custos envolvidos e que editar um site não é difícil nem muito menos um bicho de sete cabeças. Os cuidados para a manutenção de um site que muitas vezes pode enfrentar problemas que nem sempre o usuário pode resolver sozinho é que explicam a importância de se manter um site saudável nas mãos de quem conhece, e para além disso, de quem montou o site todo bonitinho para todo mundo ver. Isso para mim deixa as coisas mais fáceis. Mas e as mídias sociais?
Gerir mídias sociais é uma coisa que eu aprendi praticamente na marra, afinal, quando se quer apresentar um produto, um serviço ou as suas ideias como eu faço nas minhas redes sociais, a primeira coisa que você entende é que não pode apresentar de qualquer maneira, nem muito menos tornar a sua apresentação uma bagunça. Como uma rede social é uma coisa mais pessoal de cada cliente, ainda que seja a rede profissional que ele usa, ele vai entender que sabe dar conta sozinho do recado, mesmo que fique uma bagunça. O que se procura apresentar ao cliente é que a gestão de mídias sociais vai além de somente criar os posts. Tem toda uma estratégia envolvida.
E é justamente por ter toda uma estratégia envolvida que a gestão de mídias sociais não pode ser feita de qualquer maneira, e contratar profissionais especializados nesse meio é importante para que você se destaque no meio da multidão, afinal, uma rede social é uma grande praça pública onde você muitas vezes passa despercebido pelas pessoas, e atenção é tudo nesse meio. Essa é uma coisa que também precisa ser explicada da melhor maneira possível, afinal, é preciso que uma rede social seja apresentável, porque a competição por atenção é imensa nesse meio, e você precisa mais do que nunca se destacar. Quem sabe, essa nova fase me traga a possibilidade de trabalhar com gestão de mídias sociais, para além do meu trabalho com sites.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.