Image

O Conhecendo Você vai mudar de nome

Por qual motivo o Conhecendo Você vai mudar de nome?

Por qual motivo o Conhecendo Você vai mudar de nome?

Pergunta feita por este editor

Se eu fosse resumir em uma linha por qual motivo o Conhecendo Você vai mudar de nome, eu resumiria na seguinte frase: o Conhecendo Você não é mais apenas sobre mim, e não é sobre mim. Quando eu atribuí o nome do tema após a elaboração das primeiras sete perguntas, esse foi o nome da janela do ChatGPT. O nome surgiu a partir daí, quando eu sugeri ao ChatGPT que gerasse sete perguntas sobre aspectos da minha vida. O chatbot deu as sete perguntas e atribuiu a janela o nome de “Conhecendo Você”. Cada pergunta virou um post, e em cada post eu respondia as perguntas. E eram sete perguntas por que a princípio, eu poderia responder todas elas de uma vez e colocar no ar para abrir cada dia da semana, mas eu nunca fiz isso.

Mas quando eu pedi ao ChatGPT que gerasse aquelas sete perguntas, eram sobre mim, sobre a minha vida, para que as pessoas me conhecessem, e aí o nome “Conhecendo Você” era mais adequado. Mas como tudo na vida precisa evoluir, e com os meus temas não seria diferente, as perguntas começaram a deixar de ser sobre mim e de perguntas aleatórias sobre qualquer coisa da minha vida, elas passaram a ganhar temas, os quais são relacionados as minhas áreas de atuação: a arte, a publicidade, a comunicação, enfim, qualquer coisa. Mas conforme o tempo passava, eu entendia que ali faltava alguma coisa, um toque mais pessoal.

E as perguntas começaram a ganhar temas a partir do momento em que o ChatGPT começou a repetir as perguntas ou até mesmo fazer perguntas que eu já respondi. Tinha parado de fazer o Daily Prompt por isso: quando o tema completou um ano, ele repetiu a pergunta que eu havia respondido há um ano atrás, e do mesmo jeito foi com o Bloganuary: o WordPress.com não fez novas perguntas, o Daily Prompt repetiu a pergunta do ano passado, e foi nessa que o #31conversas surgiu, com a proposta de fazer 31 posts sobre a vida no mês de janeiro sem que a base fosse uma pergunta, como é no Conhecendo Você.

Com as perguntas ganhando temas, o ChatGPT seguiu fazendo perguntas repetitivas, e então eu resolvi eu mesmo elaborar as perguntas, para dar um toque pessoal, afinal, para perguntas genéricas, eu dava respostas genéricas, não por acaso eu respondia as perguntas da inteligência artificial com poucas linhas. Quando eu passei a elaborar as perguntas da minha cabeça, eu entendia que tinha uma certa propriedade para responder as perguntas, como eu faria com as perguntas que qualquer ser humano faria. E foi assim que as respostas foram ficando mais longas. Confesso que em algumas das respostas, eu enrolei. Mas deixei assim, afinal, faz parte da nossa natureza enrolar um pouco nas respostas.

Agora, nesse ritmo de mudanças que estão acontecendo aqui no site, no ambiente de trabalho, em todos os aspectos, eu entendo que agora, as sete perguntas não são somente sobre mim. São sobre coisas que as pessoas querem saber. São sobre as dúvidas que elas têm. E mudando o nome do primeiro post do dia do site, eu deixo claro o propósito do tema para além do conhecimento sobre si mesmo. Porque as pessoas já me conhecem através das entrelinhas de cada texto que eu digitar. Com o novo nome de #SetePerguntas, quero que as pessoas entendam melhor o que encontrar em cada semana e que aguardem o tema de uma forma mais objetiva.

Com o nome #SetePerguntas, que passará a ser adotado na semana que vem para as perguntas que abrem o expediente diário deste site, deixo mais claro o propósito de tirar dúvidas e compartilhar conhecimento nesse tema diário que é um dos mais divertidos de se fazer. Pelo menos é nisso que eu acredito, e é o que eu vou levar adiante na próxima semana. Só que antes disso, eu preciso deixar o nome Conhecendo Você na história de mais de uma década e meia deste site. Afinal, aos poucos vocês me conhecem. E o que eu mais quero é manter o meu propósito de compartilhar o que eu sei de vários assuntos com vocês.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo