Image

O clima ajuda a dormir melhor

Como um clima mais ameno pode ajudar você a dormir melhor?

Como um clima mais ameno pode ajudar você a dormir melhor?

Pergunta feita por este editor

Com certeza. Eu me adaptei a um outro modo de dormir depois que saí da faculdade, principalmente depois que eu passei a focar mais em procurar trabalho, e quando as oportunidades não apareceram como eu esperava, eu mesmo fiz o meu próprio trabalho acontecer. Sim, eu acordo de dez horas da manhã e durmo de três horas e pouco da madrugada. Queria poder me adaptar a um outro ritmo de vida, mas enquanto as perspectivas não ajudam, é desse jeito que eu me viro. Mas quanto a dormir mesmo, nada pode ajudar mais do que um clima ameno, ainda mais quando você passou noites em claro por causa de vários fatores, e um deles é o calor.

Um clima mais ameno pode ajudar de forma considerável não só a dormir, mas também a ficar um pouco mais cansado para justamente poder dormir. Não sei de que maneira o cansaço vem, mas por mais que você faça exercícios no calor, parece que você nem sente que o sono vem. E quando vem, você fica acordando uma hora ou outra no meio da madrugada, isso é chato demais e só quem tem aquela insônia mais leve, o que é o meu caso, sabe o que eu estou falando. Não é o que acontece em um clima ameno: você consegue dormir melhor e não acorda tanto no meio da madrugada quanto num dia de calor.

Tem dias que você consegue dormir por um tempo ou outro. Em dias de chuva, por exemplo, você ainda consegue dormir até umas boas horas, e se amanhecer chovendo, nem vontade tem de se levantar, mas precisa se levantar, porque apesar do frio característico que a chuva traz, você precisa fazer os seus afazeres, o seu trabalho, sabendo que o dia vai ser um pouquinho diferente por conta do clima um pouco mais frio do que o ameno. A preguiça bate? Bate. Mas você precisa ir à luta, mesmo sabendo que a sua vontade é de seguir dormindo. Mas ninguém dorme por mais de oito horas seguidas. Pode dormir um pouco menos, mas nunca mais que oito horas.

Afinal, a preguiça também faz parte do clima que a gente enfrenta. Porque por mais que a gente fique ativo durante um bom tempo, tem vontade de descansar, dormir um pouco, muitas vezes nem fazer nada até. Para quem pode, estamos nas férias de julho, se bem que por aqui as escolas públicas não adotam esse modelo, e sim o recesso junino, para que o ano letivo dure 200 dias, isso lógico para quem estuda. Para quem trabalha, nunca se sabe quando se tem a sorte de tirar férias em um momento assim, com o clima ameno. E para quem faz as próprias férias, então? Talvez dê para dividir os períodos e aproveitar esse tempo para dormir um pouco mais.

A gente precisa dormir. E eu escrevo este post no final da noite, que é aquele momento em que eu estou próximo da hora de dormir. Não tem momento mais inspirador do que estar próximo da hora de dormir e estar mais inspirado para o dia seguinte, quando você acredita que não tem outras ideias ou já gastou todas as ideias possíveis do dia. Isso é a coisa mais normal do mundo. Afinal, tudo o que você mais quer neste momento em que você está trabalhando é chegar em casa, ou no seu quarto se estiver trabalhando em casa como eu, ir para a cama, colocar a sua melhor coberta, e descansar da melhor maneira possível. Porque amanhã é outro dia. E o clima ajuda a dormir melhor.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Receba os posts do site em seu e-mail!

Toda vez que um post for publicado no site, você irá receber na hora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.