Image

O calor dos próximos verões

Diante do cenário atual, como você acredita que será o calor dos próximos verões?

Diante do cenário atual, como você acredita que será o calor dos próximos verões?

Pergunta feita por este editor

A cada verão, a gente sempre espera que as temperaturas fiquem mais altas. Mas a gente sabe que a cada verão o clima fica mais quente. Mas tudo, lógico, tem um limite. Onde eu moro, o clima pode até ser quente, mas nunca fica seco. Mas muitas vezes, ele surpreende. Mas como eu bem expliquei ontem, muito daquilo que a gente faz com o nosso planeta pode influir nos verões dos próximos anos, por isso, o calor dos próximos verões promete se manter quente enquanto a gente não fazer alguma coisa para que as temperaturas fiquem mais amenas a longo prazo. E para que a gente comece a pensar sobre isso, tem que começar a agir agora.

E eu posso dizer isso em relação a um verão que eu não poderia esperar que fosse do mesmo jeito que foi o verão passado, afinal, o verão passado foi uma coisa inesquecível e eu registrei como é que isso foi no site. Quem não lembra das perguntas que eu respondi no ano passado, quando este tema tinha um outro nome, em relação a uma onda de calor intenso que eu pensei que não poderia ser pior, e bem, esse ano superou todas as expectativas? Algumas coisas desse verão eu não poderia esperar, como as crises de coceira, que passaram conforme a temperatura foi ficando mais amena e eu fui me cuidando melhor em relação a isso, mudando hábitos e usando roupas mais leves do que as que eu estava acostumado a usar.

O que eu queria dizer é sobre isso, a intensidade do calor, e do quanto a gente está preparado para encarar as ondas de calor que o verão traz. O verão do ano passado foi tão intenso que eu poderia dizer que eu estava preparado para qualquer onda de calor que aparecesse, mas a onda de calor desse ano, apesar de ser tão intensa quanto a do ano passado, trouxe essas surpresas. E mostra que por mais que a gente acredite que esteja preparado para os próximos verões a partir de um verão intenso que a gente encarou, a grande verdade é que nunca estamos preparados para as próximas ondas de calor que aparecem, nem muito menos para os próximos verões.

Os verões de outrora foram intensos. Os verões que virão prometem ser ainda mais. A gente sabe que precisa se cuidar para estar preparado para o verão, não importa a intensidade. Sabe que precisa se cuidar diante da necessidade de se manter firme e forte nesse verão. Por isso, a gente cuida do nosso corpo, da nossa saúde, precisando repor líquidos, se alimentando bem, cuidando da pele, enfim, se mantendo preparado da melhor maneira. Porque a gente sabe que um verão nunca é igual ao outro. E sabendo disso, sabe que cuidado é fundamental para encarar esse verão e os próximos, afinal, não importa a intensidade, precisa estar sempre preparado.

A intensidade dos próximos verões depende de nós. Se a gente puder fazer alguma coisa, a longo prazo pode fazer a diferença. Mas se a gente não fazer nada, as consequências vão continuar sendo sentidas. A longo prazo chegamos até aqui, a longo prazo não sabemos para onde vamos. A única certeza que a gente tem é que a gente precisa se cuidar da melhor maneira possível, para que os próximos verões sejam inesquecíveis não apenas pela intensidade do calor que sempre trazem, mas também pelas histórias que os verões de cada ano nos trazem. Porque histórias de verão, sempre tenho para contar. E assim, cada verão que passar será inesquecível.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes