Image

O ambiente facilita ou atrapalha a rotina?

Como o ambiente onde você está facilita ou atrapalha a organização da sua rotina e das suas coisas?

Como o ambiente onde você está facilita ou atrapalha a organização da sua rotina e das suas coisas?

Pergunta feita por este editor

O ambiente onde eu estou facilta e atrapalha. Facilita na medida que você precisa ter todas as coisas de que você precisa próximas de você, sem precisar ir em um canto ou outro que não te pertence. Mas ir de um canto a outro é uma coisa que eu ainda faço porque o ambiente onde eu estou não é completamente meu, e eu não consigo controlar todos os aspectos desse ambiente de maneira absoluta. Algumas coisas eu preciso fazer fora do meu ambiente por não conseguir fazer tudo de uma maneira mais fácil e concentrada de onde eu estou. Talvez concentrar todos os aspectos de trabalho em um único local ou em bases estabelecidas pudesse facilitar ainda mais.

Eu poderia dizer que os fatores externos, ou seja, aqueles que fogem da minha competência atrapalham demais, mas eu já praticamente os enumerei nas respostas anteriores. É sobre conversas paralelas, fatores que atrapalham em casa, as distrações do dia a dia que te impedem de fazer um determinado trabalho com a calma e a concentração que você gostaria. Talvez ficasse redundante falar sobre tudo isso de novo e não quis focar muito nesses fatores externos, porque eu acredito que sobre eles eu já deixei claro sobre o que eu achava. Queria focar também nos fatores internos, aqueles que eu poderia controlar e por um motivo ou outro eu termino não conseguindo.

Quantas coisas eu gostaria de ter feito da melhor forma possível, mas não consegui por conta do bloqueio criativo? Justamente nesta semana eu tive vários problemas assim, provocados por essa fase de bloqueio criativo que sempre aparece e eu sempre tento lidar, como se fosse uma novidade para mim, e muitas vezes eu tenho receio pelo que eu posso fazer na próxima semana. Porque muita coisa da próxima semana eu tenho que organizar ainda nesta semana. E se eu não tiver ideias ótimas para a próxima semana, como é que as coisas vão ser? Eu sempre me faço essa pergunta, tem vezes que eu nunca encontro respostas.

A ansiedade também atrapalha muito. Não para menos, é o combustível do bloqueio criativo, como eu falei quando eu respondi as sete perguntas da semana sobre bloqueio criativo. Será que eu falo sobre isso de novo ou também seria uma redundância igual os fatores externos? Basicamente seria, até porque eu falo de coisas que atrapalham e fazem você pensar que não vai conseguir entregar o dia. E se pergunta de onde você tira forças para conseguir entregar um dia e não falhar, apesar de todos os obstáculos e limitações que existem. Por mais difíceis que as coisas sejam, você precisa cumprir com as suas tarefas.

Até aqui, não houve um dia que eu falhasse. Pode ter um dia que eu conclua às onze horas da noite ou no início da madrugada, mas eu nunca começo um dia sem antes pensar em terminar o dia anterior. Muitas vezes eu acumulo muitas coisas para fazer e consigo entregar da maneira que eu posso, mas nunca falhar. O que importa é conseguir fazer o seu melhor, dar o seu melhor, e fazer com que o ambiente onde você trabalha seja o melhor possível para que cada dia seja mais produtivo. Isso vai acontecer. E não vai demorar.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Pular para o conteúdo