Até próximo das 22 horas, eu não tinha uma ideia do que escrever aqui. Logo eu, que antecipei tanta coisa, não tinha uma ideia clara sobre o que escrever sobre os aspectos da vida em comunidade ou ao menos os aspectos de viver em um ambiente que lá fora parece bem hostil para pessoas que pensam fora da caixa. Mas sabe de uma coisa? Nunca é tarde para entregar o trabalho, ainda mais que o que parece ser tarde para várias pessoas é praticamente cedo para mim. Poderia antecipar mais trabalhos como eu venho fazendo nessas últimas semanas? Talvez sim. Mas tem trabalhos que eu não consigo antecipar e eu queria muito. Mas o momento ainda não me permite, embora eu esteja trabalhando para viabilizar tudo isso.
Mas diante de cenários adversos, e olha que eu enfrentei piores, eu sempre me lembro que eu me supero todas as vezes que desafios como esses me movem e me fazem entender que 600 palavras ou mais organizadas em um texto mudam a sua história. Qualquer texto, qualquer história, afinal, você escreve todos os dias, você treina todos os dias, você entrega resultados todos os dias, mesmo que esses resultados não sejam aqueles que você espera, são resultados e você aprende com eles. Afinal, nunca é tarde, mesmo que muitas vezes você comece tarde, como eu praticamente sempre entrego os meus trabalhos tarde, sabendo que nunca é tarde para entregar o seu melhor.
Hoje em dia, eu entrego os meus trabalhos próximo das 23 horas. Como eu estou entregando esse texto e já entreguei vários no limite da meia-noite, talvez a minha hora mais ativa de fato. Mas o que eu quero dizer para vocês é: sabe de uma coisa? Tem trabalhos que vão começar nessa hora. A hora em que tudo está mais calmo lá fora e eu não tenho que me preocupar com o que está acontecendo à luz do dia. A hora que talvez eu me sinta mais inspirado, afinal, se tem um momento onde eu quero me colocar em um cenário de pressão para quem precisa se acostumar a esses cenários, é esse, fazer tudo perto do fim de um dia. Sentir que não posso esperar a meia-noite.
Eu sou uma pessoa plenamente adaptada ao trabalho noturno, diante das coisas que eu gostaria de fazer de dia, e diante da necessidade de organizar o meu trabalho nas horas em que eu sou mais ativo. Nesse momento eu ainda não estou trabalhando no pôr-do-sol como eu gostava de fazer. Por saber que é preciso me movimentar para ter um ritmo de trabalho que me permita ter a recompensa que eu gostaria, mas isso eu não estou tendo no momento! Como eu vou me manter descansado quando não se pode descansar em nenhum momento? Como me deixam descansar? Talvez a pergunta mais adequada seja essa.
Nunca é tarde para iniciar um sonho. Tarde seria se eu começasse tarde demais. Mas eu vou entender melhor isso quando eu tiver o meu ambiente e eu não tiver outras preocupações no meu quarto como eu tenho atualmente, sabendo que eu preciso primeiro me organizar e organizar um tanto de coisas antes de me organizar de fato, ok que eu não me considere desorganizado, mas eu nunca estou satisfeito. Muitas vezes eu sou inquieto. E posso querer realizar os meus sonhos na hora em que todo mundo está sonhando de verdade. Como uma pessoa que está mais ativa de madrugada. Eu me habituei com isso. E é com isso que eu vou realizar os meus sonhos mais ousados, ou tudo aquilo que eu não realizei.