Image

Mudanças que você ainda não percebeu

Que mudanças no seu trabalho já estão em curso, mesmo antes de serem visíveis para todo mundo?
,

Que mudanças no seu trabalho já estão em curso, mesmo antes de serem visíveis para todo mundo?

Pergunta gerada pela inteligência artificial e respondida por mim

A revolução criativa é assim: tem mudanças que acontecem nos bastidores que pouca gente nota, quase ninguém. Você está diante de uma delas e nem sabe: a mudança de hábito. Assim que eu acordei e tomei café na manhã da primeira segunda-feira em que eu adicionei os rascunhos das #SetePerguntas – e só digitei o de domingo porque tinha que colocar no ar -, eu já adianto o máximo que eu posso com o tempo que eu tenho, um modo de fazer da escrita um hábito que não pode simplesmente se resumir aos instantes antes de colocar um texto no ar. Tem respostas das #SetePerguntas que eu escrevi dias antes de entrar no ar. Essa não é uma, é desta segunda-feira porque o trabalho é o da segunda-feira. E assim eu vou desenrolando.

Outra coisa que até que tem gente percebendo é no TikTok. Desde os últimos dias de dezembro, parei de postar as “reprises” de anos atrás, que eram postadas após os vídeos inéditos. Agora, o foco é todo deles, os vídeos inéditos. Como nas demais redes sociais de vídeo. Acredito que essa estratégia simples vai estabelecer um foco cada vez maior nos vídeos inéditos, ainda mais agora que no mês de janeiro, o foco das artes digitais é nos vídeos, por conta das #31conversas, que é outra série que foca no hábito da escrita como algo que precisa ser trabalhado em todos os momentos, afinal, quando se tem um site autoral, escrever precisa mais do que ser um hábito, precisa ser uma parte fundamental para a sua rotina, um exercício para a sua cabeça.

Algumas outras mudanças acontecem aos poucos, como o maior aproveitamento dos softwares de criação como o Figma e o Affinity. Com o Figma, eu estou fazendo um teste com um dos perfis de clientes que até então utilizavam artes no Canva – nos meus, uso as artes de todos os aplicativos possíveis. Percebi que uma melhor qualidade das artes pode, sim, ser um chamariz para os seguidores, mesmo que eu tenha replicado o conceito que eu fiz no Canva no Figma. A qualidade é notada – tem quem ache que não, mas sim, isso faz muita diferença, ainda mais quando esse perfil em que eu estou testando as artes tem mais de 14 mil seguidores. Será que eu chego nessa marca em meu perfil próprio que tem apenas 1.230? Poderia ser revolucionário fazer com que essas artes cheguem a mais gente. E eu poderia dizer que já está sendo.

Essas são mudanças fundamentais para trabalhar com um ativo valioso, que é o tempo. Quanto mais você aproveita o tempo que você tem, mais tempo você tem para descansar lá na frente, na certeza de que você fez o seu trabalho da maneira correta. Afinal, a moeda mais valiosa da revolução criativa é o tempo, ainda mais quando é apenas você que faz praticamente tudo e mais um pouco no seu projeto de comunicação: é atendimento, criação, social media, financeiro, é um monte de coisas para lidar de uma vez só. Se eu reclamo? Não. Porque eu escolhi e eu sei das consequências das minhas escolhas, para quê eu iria ficar reclamando se fui eu que escolhi fazer o que eu faço?

O tempo é uma parte fundamental do meu trabalho. E aproveitar o tempo da maneira mais estratégica possível é fundamental para entregar produtividade, ideias e outras coisas fundamentais para o meu trabalho que não podem ser simplesmente entregues em cima do laço de tão estratégicas que elas são para os meus projetos. São algumas dessas coisas tão fundamentais para os meus projetos que eu pretendo fazer com o tempo que eu estou economizando, e isso explica muito da importância que eu dou para essa moeda tão valiosa chamada tempo. Uma moeda que não tem volta se for gasta de qualquer maneira. Por isso vale a pena economizar o máximo que você pode e gastar onde você precisa. Deve ser por isso que dizem que tempo é dinheiro.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 223: 2026 começa agora: planos, ideias e o que vem pela frente - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 223: 2026 começa agora: planos, ideias e o que vem pela frente
  2. Luneta Sonora 222: Encerrando 2025: o que conquistamos e para onde vamos
  3. Luneta Sonora 221: 17 anos do Site: um sonho que insistiu em virar realidade
  4. Luneta Sonora 220: Calendários 2026: planejamento criativo como tradição
  5. Luneta Sonora 219: O pique de dezembro: intensidade, entrega e fôlego criativo

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 9 outros assinantes