Essas mudanças no esquema de cores já estão sendo incluídas no manual de identidade que está sendo montado?
Pergunta feita por este editor
Antes de alterar o esquema de cores do site, eu já vinha construindo um Manual de Identidade Visual para estabelecer as diretrizes da marca. A marca da Luneta foi criada em 2017, mas só dois anos depois ela ganhou a identidade que tem hoje, com o esquema de cores que é utilizado até hoje. E como bem disse, é aqui que está a chave da mudança e porque ela é uma mudança que acontece praticamente sem mudar: é que o novo esquema de cores utiliza as cores da paleta que eu estabeleci em 2019, incluindo os esquemas vermelho e amarelo que passarão a ser usados nessa nova versão da identidade visual. São cores que já estavam presentes na identidade visual e que de coadjuvantes, se tornam protagonistas.
As mudanças no esquema de cores foram incluídas nesta semana no Manual de Identidade Visual. Ele começou a ser montado ainda no antigo esquema visual, para o antigo esquema visual. Mas diante da necessidade de mudar o esquema para adequar a taxa de contraste, ele foi todo reiniciado do zero, se bem que nem terminado ele estava. Ontem mesmo eu estava justamente incluindo os códigos de cor das paletas, que são divididas em três esquemas: azul, vermelho e amarelo, com cinco graduações para cada cor, sendo que o tom mais suave é o principal de todos, mais um tom de cinza, e as cores preta e branca puras.
Além de apresentar os esquemas de cores e fontes, o Manual de Identidade Visual ainda vai estabelecer as diretrizes da marca, como os fundos que podem ser empregados na marca, se a marca pode ser branca ou preta, enfim, é um elemento que traz essas diretrizes de uma forma bem clara. É um guia que informa justamente a quem vai utilizar a marca em impressos ou materiais de divulgação como ela deve ser utilizada. Também vai trazer várias restrições, mostrando exemplos de como a marca não pode ser usada, afinal, manual de identidade serve para isso: para que a marca não seja apresentada de qualquer maneira.
A previsão é que em pelo menos duas semanas o Manual de Identidade Visual da minha marca esteja concluído, estabelecendo de vez o conjunto de regras da marca, os esquemas de cores, entre outras coisas que são essenciais para entender a marca deste site e dos meus projetos. Ele pode ser alterado em algumas ocasiões, como os Mídia Kits podem ser, com a diferença de que o Mídia Kit tem um prazo determinado de um ano para ser alterado a não ser que aconteça algo extraordinário como o lançamento de um novo serviço, enquanto o Manual de Identidade Visual pode ser alterado a qualquer momento.
Tudo está sendo feito da forma mais organizada possível. Porque eu entendo que as coisas precisam ser organizadas da melhor maneira possível. E pode crer, elas serão, porque tudo está acontecendo. E mesmo depois de tantos esquemas e formas que a minha identidade apresentou, ela permanece a mesma, e o que eu faço é meio que isso: manter um pouco dessa identidade meio que mudando uma coisa ou outra, mas essa apresentação marca exatamente uma mudança importante. E é para isso que ela é a primeira a ser efetivamente organizada, no formato de um manual de identidade.
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