A revolução criativa está apenas começando. É como se uma vontade acordasse junto com todas as coisas que eu deixei adormecidas por muito tempo. E o que é a criatividade? Ela está se movendo, cada vez mais intensamente.
E é nesse clima de revolução criativa que eu inicio mais uma minicoluna, que é aquele espaço que traz notícias, fatos, histórias e outras notas curtas que juntas formam grandes histórias, encaixando num post o que não dá para encaixar em vários.
E então, vamos começar a minicoluna?
Antes de começar…
Perdeu a minicoluna da semana passada? Clique aqui.
Agora sim, vamos começar a minicoluna.
Lembra da semana passada?
Se você leu a minicoluna da semana passada, viu que eu anunciei o retorno do trabalho com identidade visual.
Muita coisa a todo vapor para planejar, meus amigos. Muita coisa. Enquanto isso, seguem os ensaios e, como bem quero ressaltar, a agenda está aberta.
Reforços
Além dos reforços da identidade visual, como voltar a usar alguns softwares e outras coisas que estavam encostadas, vem mais coisa por aí.
A ideia é voltar a trabalhar com visual com força total. Já fazia isso? Sim. Mas agora é hora de reforçar com o que estava adormecido.
Complementares
As artes digitais são complementares do meu trabalho com identidade visual, uma vez que as mandalas de flores são desenhos que me ajudam a combinar e complementar cores.
Tanto que eu resolvi mostrar como funciona o processo criativo – inicialmente em fotos, posteriormente serão lives.
Mudando a periodicidade
Um dos planos é mudar a periodicidade de exibição das artes digitais, atualmente em quatro vezes por dia.
A minha ideia é reduzir para duas ou três vezes por semana as artes digitais, para poder abrir caminho para trabalhos de identidade visual que eu quero mostrar.
Adiantando as paradas
Enquanto eu nao penso nisso, estou adiantando as séries de artes digitais para o fim de ano.
Tem umas que eu adiantei tanto, mas tanto, que se brincar eu adianto até para um ano de antecedência. Sim, eu posso e tenho vontade.
Série bem adiantada
E qual é essa série tão adiantada assim?
A série das artes que falam, aquela das sextas-feiras, está tão adiantada, mas tão adiantada, que tem arte para até a última sexta-feira de março de 2026. Artes de fim de ano e – atenção – até mesmo de Carnaval estão prontas nessa série.
Sim, você não leu errado
Consegui fazer uma frente adiantada para uma boa parte do ano de 2026. E ainda tenho margem para mais.
Será que teremos mais? Só vendo para conferir, só sei que preciso construir frentes para ter tempo.
Fitoterápico
Quanto ao sono, e depois de uma quinta crise na madrugada de 9 para 10 de novembro, tô tomando um fitoterápico para cuidar dessa parte do meu sono.
Você pode pensar que eu nunca tomei remédio forte. Até tomei, para nunca mais de tão forte que era. Por ora, nos fitoterápicos, e vamos que vamos.
Crescendo depois de estabilizar
799, 801, 802, 805, 807, 806, 807, 810, 809, 810, 814, 813, 816, 818. 823, 826, 825, 832, 834, 835, 840, 841, 844, 845… E finalmente o canal do YouTube voltou a crescer depois de uma semana de estabilidade, agora com 848 inscritos.
O meu objetivo segue sendo alcançar os 1000 inscritos, especialmente nessa nova fase que está chegando. Você pode ser o inscrito número 1000 ao se inscrever no meu canal: youtube.com/josivandroavelar. Lá tem vídeos diários e episódios inéditos do Luneta Sonora todas as sextas-feiras.
Ajuste de datas no ciclo de contratos
A pedidos de clientes, houve ajuste de datas no ciclo de contratos. Outros eu precisei afinar para estarem próximos. Agora, tudo amarrado para os dias 10 e 15 de cada mês.
Alguns já acertaram, outros estão próximos, mas lembrando que ano que vem tem reajuste. Eu tenho que lembrar isso…
Conte com os meus serviços (de identidade visual também)
Você já sabe, né? Continuo em busca de novos clientes para criar e gerenciar sites, cuidar das redes sociais, mostrar minhas habilidades na produção de conteúdo e, agora, também trabalhar com identidade visual.
Tenho meus Mídia Kits para Social Media e Redação, além de outro voltado para sites. Se quiser saber mais e conversar sobre planos personalizados para as suas necessidades, envie um e-mail para contato@josivandroavelar.com.br.
Diário da Feira
Algumas coisas parecem que definitivamente estão andando na obra do Mercado do Rangel. Mais colunas da fachada frontal foram levantadas, começaram a montar o teto timidamente.
A previsão para a conclusão da obra continua sendo fevereiro de 2026. E, se não for em fevereiro, no máximo até abril estará pronta, quem sabe, sabe…
Diário do Quarto
Não houve novidades até aqui no quarto, mas o movimento passou a ser intenso, afinal, é o que eu precisava para iniciar a revolução criativa: de espaço e privacidade.
Sabia que você pode ajudar a manter meu espaço? Qualquer contribuição é bem-vinda, até mesmo aquelas moedinhas esquecidas na sua conta! Basta enviar pelo Pix: artesdigitais@josivandroavelar.com.br.
Não deixe de seguir o meu canal do WhatsApp!
Lá, você encontra posts do site, vídeos do YouTube, episódios do Luneta Sonora e até carrosséis. Tudo ao seu alcance, prontinho para você aproveitar.
Para não perder nenhum detalhe da luneta de um planeta, acesse josivandroavelar.com.br/whatsapp e aperte o botão “Seguir”. Simples, rápido, de graça.
E o meu canal no Instagram também!
Se preferir, você pode acompanhar as novidades pelo site ou pelo perfil “A Luneta” no Instagram.
Acesse josivandroavelar.com.br/alunetainstagram e siga o canal. Se você está no Instagram e ainda não me segue, clique aqui e me siga por lá.
Hora de atualizar o contador
Vamos atualizar o contador da obra do Mercado do Rangel?
As obras começaram em 7 de maio de 2024, com previsão de término para fevereiro de 2026, após seis aditivos (e contando).
Você pode me ajudar com meus projetos?
Confira meus planos de patrocínio e assinaturas no site e escolha aquele que é a sua cara. Sem ideias para projetos, mas com vontade de ajudar? Mande um Pix de qualquer valor para artesdigitais@josivandroavelar.com.br e garanta uma injeção instantânea de alegria no dia! Afinal, tudo o que eu quero é continuar criando e espalhando histórias por aí.
Além disso, nos meus mídia kits de artes digitais e tradicionais, você encontra tudo sobre como apoiar meus projetos de desenho — afinal, estou de volta ao jogo da criação de identidade visual! Encomendas, sugestões, comissões… estou aqui de lápis na mão e café na outra, pronto para transformar qualquer ideia sua em pura obra-prima.
Chegou a hora de mais uma arte digital
Esta é mais uma arte digital que eu fiz esta semana, de um total de 20 e contando, porque eu estou começando a deixar algumas artes acumuladas para o fim do ano e começo de 2026, fazendo uma frente significativa de conteúdo para postar.
Os desenhos inéditos são publicados de segunda a quinta no YouTube, TikTok e Instagram. Já os que já foram lançados também aparecem aqui no site, de segunda a quinta-feira, no segundo post do dia.
Clássicos de Josivandro Avelar
Hora de trazer de volta mais uma das artes que sinto falta de fazer e que fazem parte do meu acervo.
All type arts que estão voltando em 2026, antecipando que essa revolução criativa vai ser sentida na agenda.
Siga-me…
No Instagram – e nas demais redes sociais – em @josivandroavelar. E nos feeds da vida, nos links abaixo:
Siga-me nos feeds da vida e não perca nada!
A revolução criativa está em andamento
Ela já começou e já está na área. Para que ela seja sentida, é necessário fazer acontecer, treinar, exercitar, transformar tudo isso em criatividade e possibilidades. O momento é esse e estou em movimento.
A minicoluna retorna na próxima quarta-feira, mas sigo presente diariamente nas redes sociais. Não deixem de acompanhar também o podcast Luneta Sonora, com novos episódios todas as sextas-feiras. Vamos em frente!











