2025 começou com um novo jeito de mostrar a minicoluna, 2026 vai reforçar esse jeito, com uma minicoluna mais solta e menos engessada, sem aqueles tantos padrões que eu repeti ao longo do ano passado – e dos anos anteriores.
E ela segue sendo aquele tema das quartas-feiras onde tudo aquilo que não cabe num post, cabe numa nota, e várias notas juntas formam o quê? A minicoluna de hoje!
A primeira de 2026, só para começo de conversa…
Já viu como é que é?
A primeira minicoluna de formato novo foi o último destaque da semana na Luneta de 2025.
Ainda não viu? Clique aqui.
Só para começar, para começar mesmo, tem novidade
Chegaram hoje de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, as folhas que eu encomendei para as próximas duas rodadas da #FolhaColorida, bem diferentes das que eu já trabalhava.
Elas vão ser um pouco diferentes em termos de cores, inclusive vai ter cores inéditas na próxima rodada, que já tem número.
Sorteio diferente, como as cores
Os números das rodadas fazem referência aos episódios do Luneta Sonora onde o sorteio da ordem das cores ocorre. Foi assim com a rodada 111, 133 e finalmente, 181, a atual, que termina no dia 25 de janeiro.
Com o Luneta Sonora sendo em vídeo, vamos ter mudanças no sorteio, algumas serão surpresas. A propósito, temos o número da rodada, data de sorteio e começo.
A rodada é 226
Como o sorteio precisa acontecer na sexta-feira que antecede a publicação do último desenho de uma rodada, já temos o número da próxima rodada da #FolhaColorida.
É a rodada 226, que corresponde ao episódio 226 do Luneta Sonora a ir ao ar no dia 23 de janeiro. A sequência será de 45 desenhos, perfazendo praticamente todas as datas comemorativas do ano de 2026. A estreia da nova rodada será no dia 1º de fevereiro.
Sem reprise
O TikTok deste editor (tiktok.com/@josivandroavelar) até o fim do ano passado reprisava os vídeos de anos atrás, apenas das artes tradicionais. Reprisava.
A prática foi abolida. Agora só vão ao ar nesta rede vídeos inéditos. Foco total no que é publicado, e principalmente, no tempo.
Simplenote serve para tudo
Passei a anotar os tópicos da minicoluna no Simplenote para não esquecer de cada novidade que vai acontecendo. Resultado?
Sobraram várias notas que eu vou deixando para as semanas seguintes. Não quero esquecer nada.
Arte digital da semana
Enquanto as artes digitais estão de férias aqui no site, os vídeos continuam sendo postados nos canais de vídeo, para garantir que o ano tenha uma frente considerável.
Cá está a arte de hoje. Em breve vocês conferem aqui no site.
Clássico do site
E é claro, não pode faltar o clássico do site!
De volta a cor azul, a cor da rotina. Porque o ano está apenas começando.
Tudo flui, tudo merece fluir
E assim, nesse formato mais leve, mais solto, encerro a minicoluna desta semana. Ela está de volta na próxima quarta-feira, desse mesmo jeito, mas vocês já sabem: todos os dias eu estou aqui, no site e nas redes sociais, além do Luneta Sonora toda sexta-feira.
Porque um dos propósitos da revolução criativa é isso: deixar as ideias fluirem, sem se prender a padrões. Terminei o ano tentando, comecei o ano aplicando. E vamos que vamos!











