Você considera que os potenciais clientes de mídias sociais são mais resistentes a precisarem de serviços de uma agência?
Pergunta feita por este editor
Antes de começar a responder a pergunta deste post, queria começar respondendo a pergunta do título deste post. Sim, suas redes sociais precisam de gestão. Não é porque é uma coisa mais informal e mais pessoal, ainda que seja do seu projeto ou do seu negócio, que elas podem ser tocadas de qualquer maneira. Estamos falando dos meios que transmitem de forma mais cristalina a imagem da sua marca, do seu projeto, do seu negócio, e você sabe da responsabilidade que tem, afinal, é através das mídias sociais que você tem contato direto com o seu público, ou no caso de ser um negócio, com os seus potenciais clientes.
E aqui eu quero chegar na pergunta que este post traz, sobre a resistência que muitos clientes de mídias sociais tem de precisar talvez não somente dos serviços de uma agência, mas de um profissional especializado não somente para gerir as suas redes sociais, mas para orientar os clientes sobre estratégias, métricas, o que escrever e o que não escrever, e o principal: como estreitar o relacionamento com o público que procura as redes sociais do seu projeto. Afinal, estamos falando de um recurso que é uma ponte que estreita o percurso entre quem faz as coisas acontecerem e para quem o projeto é voltado.
Quando falamos de redes sociais, falamos de perfis que a gente muitas vezes quer dar um toque mais pessoal, como uma extensão de nós mesmos. Isso a gente faz nos nossos perfis pessoais, principalmente para aqueles que fazem das suas vidas um diário aberto para quem quiser ler. E talvez seja isso que as pessoas esperam das redes sociais de projetos, de negócios, que sejam de certa forma um diário aberto. Quando uma empresa está nas redes sociais, ela está de certa forma sendo transparente com o seu público-alvo. Isso traz essa noção de proximidade, e uma orientação melhor sobre como trazer a sua empresa para mais próxima das pessoas seja mais do que necessária.
Afinal, tem coisas que a gente gostaria de entender melhor das redes sociais, mas quem tem empresa não tem tempo, afinal, esse tempo é dedicado justamente a sua empresa. E para as coisas que a gente não tem tempo de fazer, a gente contrata pessoas para aquelas funções que a gente não entende muito, mas que são necessárias para a sua empresa, e uma delas é a visibilidade do seu negócio, afinal, de que adianta fazer um trabalho que ninguém vai ver? É aí que entra a gestão de mídias sociais e a contratação de profissionais especializados para cuidar dos aspectos de divulgação do seu negócio, quer sejam de mídias sociais, quer sejam de marketing.
Suas redes sociais precisam de gestão, e quando eu digo que precisam de gestão, não é somente postar por postar, não é somente um feed bonito. Afinal, por trás de um post, existe toda uma estratégia de momento e a necessidade de entender melhor o seu público, não é uma imagem criada aleatoriamente, um vídeo que você gravou do mais absoluto nada. Fique atento as tendências, ao momento, e principalmente, as métricas, afinal, tudo o que você mais quer é atrair um público qualificado que não seja apenas um número, e sim pessoas interessadas em consumir o que você produz, independente de ser o seu conteúdo ou o que a sua empresa vende. Você precisa transformar este número em resultados, e o resto vem com o tempo.
#SetePerguntas
O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.