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Melhorar para valorizar

É difícil captar clientes para redes sociais diante da facilidade que muita gente tem para usar determinados recursos? E onde um profissional ainda é necessário?
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Você acredita que é necessário melhorar a questão de como você oferece os seus serviços, para as pessoas entenderem que a sua área precisa ser valorizada?

Pergunta feita por este editor

Sim, isso precisa melhorar muito e eu reconheço que eu preciso melhorar para valorizar o meu trabalho. E isso começa pela questão de como eu ofereço os meus serviços. Será que eu estou oferecendo para as pessoas certas? Para as pessoas que realmente estão interessadas no meu trabalho, ou se não, para potenciais clientes que podem se interessar? Eu penso em tantas coisas que muitas vezes eu perco o foco naquilo que eu preciso fazer, mas eu sei que eu preciso melhorar em muitos aspectos, diante de todas as coisas que eu sei fazer, e que eu preciso mostrar para as pessoas. E eu costumo me reavaliar permanentemente.

É sobre como eu vendo o meu trabalho. A questão é: eu realmente estou vendendo? E o que me deixa mais reservado quanto a isso? Justamente o fato da minha área precisar de valorização, porque as pessoas não entendem o trabalho que dá fazer arte, comunicação, identidade visual. Tudo tem custos, desde os programas e os equipamentos que você usa até as suas próprias contas que você tem que pagar para simplesmente sobreviver, afinal, quem sobrevive de luz? Já tive vários problemas assim e eu acredito que refinar melhor para quem eu vou vender o meu trabalho ajuda bastante nesse sentido de oferecer o meu trabalho para aquelas pessoas que realmente dão valor ao que eu faço.

E para eu dar um exemplo melhor sobre como eu refinei alguns dos meus serviços, eu fiz isso com o serviço de sites. Hoje eu ofereço somente para clientes de extrema confiança que já trabalharam ou ainda trabalham comigo, que sabem como é que eu trabalho, sabem que tem um custo e por conta disso, estão dispostos a pagar pela confiança que eu conquistei junto com eles. É justamente o tipo de trabalho que exige muito de mim em termos de tempo e de recursos, e por isso, é o mais caro de todos eles. Quero pegar projetos que valem a pena para mim. E eu sei que projetos assim costumam ser raros, que não são para qualquer um.

Reclamar não adianta quando você está no poder de mudar as coisas, afinal, é você que tem que tomar a atitude de mudar e não esperar que os outros façam isso, coisa que é comum demais e eu preciso fazer com que atitudes se tornem rotina. Se eu quero que as coisas mudem no que diz respeito a valorização do meu trabalho, eu sou o primeiro que tenho que tomar atitudes, e eu sou bastante analítico quanto a isso, tanto que o tempo todo eu vivo reavaliando o meu modo de trabalhar com tudo o que é relacionado a comunicação e publicidade, muitas vezes quero parar, outras vezes quero seguir em frente, e no fim das contas eu nem sei o que eu quero fazer direito. Preciso perder essa mania de oscilar.

Em um trabalho que exige muito de você, você precisa avaliar constantemente o seu modo de trabalhar, melhorando a questão de como você oferece e para quem você oferece. Porque tão importante quanto a valorização financeira que o trabalho traz, é a valorização profissional, que traz novos trabalhos e novos clientes que confiam naquilo que você faz, e por isso irão te procurar o tempo todo. E isso é importante para mim em todos os aspectos. Afinal, quanto mais atitude você demonstrar, mais as pessoas vão te respeitar e você vai conquistar a tão sonhada credibilidade no mercado, que se consegue com muito trabalho.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

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