Image

Manter uma agenda é fundamental

Manter uma agenda é fundamental para a consistência de um projeto como este?

Manter uma agenda é fundamental para a consistência de um projeto como este?

Pergunta feita por este editor

Quando você mantém um blog ou um site como eu mantenho há 16 anos, a primeira coisa que você vai se questionar é: será que eu vou manter o ritmo de atualizações? Será que eu vou manter o foco? E o principal: será que eu consigo? Manter uma agenda é fundamental para isso, afinal, você vai manter aquele compromisso na sua memória. E o que me inspirou a manter uma agenda semanal, além do extinto Bloganuary, que me estimulou a ter uma consistência diária de atualizações, é a possibilidade de tratar dos assuntos que eu mais domino em uma programação fixa, que exija compromisso não só de quem vai ler, mas de quem escreve.

Se você quer falar de um determinado assunto em um determinado dia da semana, coloque na agenda. Lembre-se disso no momento que for escrever. Lembre-se daquele assunto que você acredita que é a cara daquele dia. Como eu escrevo sobre a cidade nas quintas-feiras, gravo o podcast e posto nas sextas-feiras, dedico os fins de semana para as artes tradicionais. Eu sei que o meu site é uma mistura de um pouco das coisas que eu domino e quem lê acredita que eu não tenho um foco definido, mas quando você recebe as atualizações durante semanas, vai se dando conta de que a cada semana, eu trato de um tema diferente. E esse mesmo tema é tratado em cada dia de cada semana.

Manter uma agenda é fundamental para manter a consistência de um projeto como este. Até porque é o que ajuda a dar uma cara, uma personalidade e uma linha editorial para o projeto, e você entende que esse projeto tem um foco definido, uma linha editorial definida, todo um planejamento em cima. E as pessoas gostam de conteúdos organizados, com um propósito bem definido. E elas entendem isso de uma forma mais profunda, quando entendem como as coisas funcionam, do que se fala, o tom de voz, entre tantas coisas que definem um projeto como consistente. As pessoas gostam de um projeto bem definido e organizado.

Diante de um mundo de possibilidades que se abre quando você quer iniciar um projeto, você entende melhor o que o seu público quer. Nessa fase de planejamento, você entende as carências do público, o que as pessoas procuram, o que elas realmente querem e o que elas realmente esperam. E quando coloca o plano em prática, tudo o que as pessoas não querem é que aquele projeto seja uma colcha de retalhos. Se o seu projeto não envolve notícias, que acontecem a todo momento, você precisa definir uma agenda, principalmente quando você analisa essas notícias, coisa que as pessoas procuram, afinal, o que elas querem é analisar os fatos com mais calma e em todos os pontos de vista.

Viu como estabelecer uma agenda define melhor o seu projeto? Falar sobre uma agenda desenrolou várias coisas relacionadas ao projeto, como definir uma periodicidade, que é o propósito primordial de uma agenda, e ao mesmo tempo, uma linha editorial, afinal, você define que cada dia é o dia de se falar de alguma coisa, e faz com que aquele dia seja a cara daquilo que você está falando, como eu citei no exemplo do Luneta Sonora, que foi fixado nas sextas-feiras, foi e segue sendo postado nas sextas-feiras, e assim se tornou uma marca registrada, de modo que o leitor sabe que toda sexta-feira tem episódio inédito do podcast. Quando a gente constrói um projeto, pensa em todos os detalhes, e uma agenda ajuda bastante nesse propósito.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.