Image

Mais um ano de site no ar

No dia em que o site completa 16 anos, como você avalia o trabalho que realizou neste ano por aqui e no que você acredita que pode melhorar em 2025?

No dia em que o site completa 16 anos, como você avalia o trabalho que realizou neste ano por aqui e no que você acredita que pode melhorar em 2025?

Pergunta feita por este editor

Hoje é o dia que este site completa 16 anos. 16 anos de uma noite onde eu coloquei no ar um blog sem cerimônia e na base da curiosidade. Hoje eu comemoro mais um ano de site no ar na certeza de que eu vou enfrentar novos desafios, me adaptar a novas maneiras de me comunicar e novos jeitos de distribuir conteúdo. Eu sei, nem sempre as coisas são como a gente planeja, e no ano passado, quando o site completou 15 anos, fiz muitos planos que não saíram da maneira que eu queria. Mas que continuam vivos, se renovam e em algum momento eu vou conseguir realizar. Na certeza de que tudo vai dar certo. Tudo precisa dar certo. Tudo será como eu sonhei. E direito de sonhar, todos nós temos, ao mesmo tempo que temos de compartilhar os nossos sonhos.

Muita coisa mudou ao longo de 16 anos, de todas as formas, e em um dia como hoje, eu olho para trás e percebo como as coisas mudaram na intensidade da luz. A forma de trabalhar, a forma de criar conteúdo, a forma de divulgar o conteúdo, o próprio fato de que nós também somos produtores de conteúdo além de consumidores desse mesmo conteúdo. A velocidade da informação também influencia na maneira como a gente cria e transmite conteúdo. As pessoas querem validação daquilo que compartilham todos os dias, sem saber que de certa forma, influíram na maneira como a comunicação se comporta hoje. Antes você precisava esperar pelos grandes meios para buscar notícias. Hoje, você está ao alcance das notícias e pode ser o portador delas.

E já que hoje o site completa 16 anos e dou início a um novo ciclo para o primeiro e maior dos meus projetos, quero responder à pergunta de hoje, como eu avalio o trabalho que eu realizei ao ano de 2024? Bem, eu posso avaliar como um ano em que apesar de muitas coisas não terem saído como eu planejei, foi um ano em que eu reafirmei os meus sonhos e disse para mim mesmo que eu não iria desistir. Muitas coisas que aconteceram neste ano fizeram com que eu tentasse desistir. Os algoritmos priorizam com força quem tem recursos e influência e relegam os pequenos criadores ao nada. Muitos até desistiram por conta disso. Mas eu não quis. Desistir não está no meu dicionário. Porque desistir é fazer o jogo de quem controla os algoritmos, e eu jamais vou dar esse gosto a eles.

Reafirmar o seu projeto de comunicação é reafirmar o desejo por uma comunicação verdadeiramente democrática, longe do controle daqueles que tem recursos e influência para difundir as suas ideias justamente por isso: ter recursos para isso, ter influência para isso. Até onde essa influência pode ser realmente benéfica para a sociedade, e porque o que é produzido pelos pequenos criadores os incomodam tanto? Os pequenos criadores os incomodam, e quem acredita que os grandes vão fazer alguma coisa por você, o que querem de você é apenas que você seja um mero satélite. Mas eu não quis. Quero estar no mesmo lugar, assim como muitos pequenos artistas e criadores de conteúdo, que não precisam de muito, apenas precisam ser o que são todos os dias, fazer o que se faz todos os dias.

Manter um site por 16 anos é um ato de resistência. E é essa resistência que me torna forte o suficiente para lutar pelos meus sonhos, e por aquilo que eu acredito. Foi assim que o site chegou até aqui. Foi assim que eu apoiei outros criadores através da construção de sites, marcas e estratégias para redes sociais. Eu vou estar sempre do lado daqueles que se identificam comigo, e ao lado daqueles que eu me identifico. E talvez essa identidade que eu desenvolvi ao longo do tempo explique como eu consegui chegar até aqui e o quão longe eu ainda posso chegar. Porque quando todos tem espaço, temos uma sociedade verdadeiramente democrática, onde todos falam e são ouvidos. Quando só um fala e o nosso papel é tão somente ouvir, esse princípio deixa de existir e jamais teremos aquilo que chamamos na sua pura essência de comunicação. Que é o que me move. Que é o que me faz forte.

Este é o tema “Conhecendo Você”, o primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar, com perguntas que eu respondo sobre temas de autoconhecimento e cotidiano. Inicialmente elaboradas por inteligência artificial, as perguntas passaram a ser elaboradas por mim e pelo público através dos canais de contato e redes sociais.

Quer me conhecer melhor? Siga-me nas redes sociais abaixo:

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 12 outros assinantes
Pular para o conteúdo