Image

Gerindo o tempo que tenho

Você acredita que mais para frente vai conseguir gerir melhor o tempo que você tem?

Você acredita que mais para frente vai conseguir gerir melhor o tempo que você tem?

Pergunta feita por este editor

Ao longo dessa semana, falei um pouco sobre como eu administro o tempo que eu tenho, e como eu quero poder ter mais tempo para fazer as minhas coisas, em vias de ter um quarto próprio e de poder produzir mais conteúdo nele. De certa forma, eu vou precisar de uma certa segurança, e é isso que eu estou buscando quando eu resolvi regular as relações de trabalho por meio de contratos, de organizar outras coisas da minha vida, e de buscar fazer as coisas acontecerem para que eu possa gerir melhor o tempo que eu tenho. Mas eu não estou conseguindo fazer isso no tempo presente? Eu explico isso melhor.

Os primeiros meses do ano de 2025 tem sido uma mistura de um monte de coisas que para mim são o começo de uma transição para uma nova fase. É a correria de arrumar novos trabalhos, uma outra para consolidar os que eu já tenho, mais uma para as questões burocráticas do quarto e outra para produzir o meu conteúdo de rotina e realizar as mudanças visuais que eu realizei nas últimas semanas, e bem, foram consolidadas na semana passada. E ainda tem mais coisas para fazer. Não existe um espaço por enquanto que eu possa dizer que o tempo esteja otimizado. Nesses primeiros meses do ano, tudo se resume a uma palavra: correria.

Só que uma hora, essa correria vai passar. E eu vou precisar otimizar o meu tempo, porque outras responsabilidades irão aparecer, e bem, nada mais natural para uma pessoa que, acredite se quiser, tem os seus 36 anos de idade, tá quase fazendo 37, e tá mais perto do que longe dos 40 anos se perguntando o que conseguiu fazer nessa vida. Algumas responsabilidades eu já assumo por natureza. Outras tantas, já passou da hora. E eu me pergunto o que ainda mais vai aparecer para eu viver. A primeira coisa de tantas diante do tempo que passa é justamente essa: planejar o meu futuro, e o que será de mim mesmo.

Mas eu não quero pensar nisso agora. Quero poder construir o hoje. E se hoje eu estou construindo um futuro, eu quero pensar que vou deixar um legado e uma obra para as pessoas. É o que eu faço todos os dias, e sei que em algum momento todo esse esforço vai valer a pena. Sei que hoje eu não estou conseguindo gerir melhor o meu tempo diante de todos esses desafios, mas lá na frente, eu vou conseguir gerir o tempo que eu tenho em busca de novas oportunidades que me permitam realizar os sonhos que eu ainda não consegui sonhar, porque eu tenho vários, e um monte de coisas que eu quero ainda poder realizar.

O tempo é implacável. O tempo passa e você não pode perder um segundo. Por isso, você não pode se distrair. Pode crer, tudo vai dar certo e tudo vai ser da maneira que você planejou, afinal, gerir o seu tempo é uma parte muito importante do seu planejamento, e é isso que eu estou fazendo diante dos desafios desse início de ano, quando estou próximo de passar por uma das maiores alterações de rotina da minha história, diante da proximidade de conquistar algo que eu sonhei por muito tempo. Por isso, todo tempo é precioso nesse momento, para que lá na frente, todo tempo seja melhor aproveitado, gerindo o tempo que se tem.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes