Image

Estamos no outono?

Então, estamos no outono ou o verão não acabou? A estação mudou há uma semana...

Dá para dizer que enfim, estamos no outono? Agora sim, estamos no outono, uma estação que demorou, mas chegou, mesmo que com um certo atraso, é verdade. Depois de um verão inesquecível que deixou marcas que eu estou tratando até agora, o outono parece que enfim está dando as caras, uma semana depois de começar no calendário e não se fazer sentir justamente nesse dia. Teve uns dias de chuva isolada, outros tantos de clima ameno, alguns poucos nublados. Dá para sentir o clima ou ainda está cedo? Diante de um clima bipolar, pouca gente vai se dar conta de que a estação está mudando aos poucos, afinal de contas, o clima sempre prega uma peça.

Na semana passada eu respondi #SetePerguntas sobre a transição do verão para o outono, e justamente, quando o outono começou no calendário, me surpreendi com o calor intenso que fez nos primeiros dias. E justamente por responder as perguntas um dia antes de colocar no ar, é que eu consigo dinamizar as respostas com o que acontece naquele dia exato. Se eu apostava que o outono seria de temperaturas amenas? Continuo apostando. Que os primeiros dias de outono seriam de calor? Não esperava que fosse, mas não me surpreendi. Justamente por entender que o clima muda o tempo todo, e ultimamente, muito mais do que se pode esperar.

Eu estava meio que acreditando que o clima ameno dos últimos dias do verão iria se sustentar. Mas como eu disse anteriormente, o clima sempre prega uma peça, como pregou nos últimos dias, trazendo a sensação de que o verão não terminou. Mas será que agora, teremos um outono com cara de outono, ou um outono que tem um jeito de verão, como se ele não tivesse acabado? Em se tratando de uma estação de transição, não dá para esperar um clima óbvio. Dizem que só existem as estações seca e chuvosa, mas eu não levo muito em conta essa divisão no momento em que Sol e chuva têm se alternado em períodos distintos e nada uniformes.

Mas agora sim, talvez eu possa dizer que o outono está começando a ficar com cara de outono. Pelo menos é o que eu sinto, mas cada um tem a sua noção de sensação térmica, a minha é essa. Mas o clima lá fora já tem de certa forma refletido um pouquinho que seja, mesmo que muitas vezes ele mude em questão de segundos. Agora, as coisas vão começar a mudar, afinal, estamos começando a se distanciar da estação do calor, e começando a entrar aos poucos na estação do frio. O frio é uma forma de falar, afinal, não é um frio congelante e nunca será onde eu moro. Mas pelo menos um clima mais ameno é o que se espera nos próximos dias.

A única certeza de que a gente tem é da velocidade do tempo, de que o ano está começando a se encaminhar do início para o meio. Logo, será Páscoa, um dos momentos em que a gente mais sente aquele clima de outono, e não só o clima meteorológico, mas aquele clima mais humano mesmo, como tantas datas têm climas característicos que vão além do que a gente sente em termos de temperatura. Ao mesmo tempo, a gente sente o quanto o tempo passa rápido e muitas vezes a gente não acompanha a sua velocidade. Mas o tempo, esse não acompanha o calendário. O nome diz, acontece no seu tempo. E então, estamos mesmo no outono?

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 11 outros assinantes