Image

Equilibrando estética e funcionalidade

Como equilibrar estética e funcionalidade para manter um site autêntico?
,

Como equilibrar estética e funcionalidade para manter um site autêntico?

Pergunta feita por este editor

Todo mundo gosta de ver um site bonito. Um site que traz conteúdo aliado a um layout único, que é uma coisa que eu falei em outras respostas. Mas você já parou para pensar que nem sempre as ideias que você quer ver colocadas em prática em um site são as ideais para um leitor? Ele precisa achar fácil as funcionalidades, ler um texto de forma clara, ter um destaque mais claro nos links, entre outras funcionalidades que precisam ser claras e transparentes para o leitor, se bem que essas palavras significam quase a mesma coisa, mas eu quero reforçar esse princípio de estética e funcionalidade para que essas duas coisas encontrem o seu perfeito equilíbrio.

E é aqui que eu quero chegar, no equilíbrio de estética e funcionalidade e como essas duas coisas podem andar juntas para que um site fique ao mesmo tempo legível e compreensível para o leitor, sem perder a característica estética, afinal, ninguém quer ver um site feio e desequilibrado nas cores e layout, como eu já vi muitos no começo da minha carreira na comunicação e prometi que faria algo muito melhor, e de certa forma, eu cumpri. Você não precisa carregar o seu site de coisas, precisa priorizar o conteúdo, priorizar a mensagem, justificar porque o leitor precisa consumir o seu conteúdo. Par isso, você precisa facilitar a vida dele.

Um site bonito precisa, antes de mais nada, ser funcional, porque não adianta o site ser bonito se ele se torna difícil para o leitor compreender a mensagem que você quer transmitir. Você precisa equilibrar essas duas coisas, você não pode exagerar muito, tem muita gente que exagera no visual dos sites e termina não conseguindo transmitir a mensagem com eficiência, porque os exageros chamam mais a atenção do que o conteúdo, e não é isso que você quer: você quer que o seu conteúdo seja consumido. E essa é a primeira coisa, antes de tudo, que precisa ser priorizada: que o seu conteúdo seja apresentável e sem exageros.

Você precisa se colocar no lugar do leitor antes de fazer qualquer tipo de mudança que você possa gostar pessoalmente. Você deve ouvir o seu leitor, e o feedback dos canais de comunicação é fundamental para que você saiba por parte deles o que precisa mudar e o que precisa ser ajustado para que o seu conteúdo seja compreendido. Uma coisa que o editor de um site precisa se lembrar é que o site precisa ser funcional para o leitor. O que pode funcionar para você, pode não funcionar para o leitor, afinal, você trabalha com um tamanho de tela, mas o leitor trabalha com outro tamanho de tela, e na maioria das vezes, na tela do celular.

Equilibrar estética e funcionalidade na construção de um site não é nada difícil. Pelo menos para quem já está acostumado com esse mundo e sabe muito bem o que fazer. E eu sei muito bem disso vendo os projetos de muitos dos clientes que tenho e tive ao longo desses anos. Aos poucos, conforme se amadurece, você entende que os exageros que você comete no início da carreira vão desaparecendo e você vai ajustando o site as suas necessidades. E percebe que quanto mais você consegue aliar estética e funcionalidade, mais você tem um site autêntico, profissional e reconhecido pelos leitores e pelo mercado.

O primeiro post do dia no Site Josivandro Avelar. Um tema por semana, com uma pergunta por dia sobre assuntos relacionados a arte, cidade e comunicação. Pergunte o que quiser, eu posso lhe responder.

Compartilhe
Avatar de Josivandro Avelar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Antes de deixar o seu comentário, leia a Política de Comentários do site.

Luneta Sonora

Um podcast sobre tudo e nada ao mesmo tempo.

Luneta Sonora 204: Comunicação que conecta - Luneta Sonora

  1. Luneta Sonora 204: Comunicação que conecta
  2. Luneta Sonora 203: E-E-A-T: O que é e por que o Google quer conteúdo com alma
  3. Luneta Sonora 202: Novas séries de arte no novo cenário
  4. Luneta Sonora 201: Em vídeo, melhorando, aperfeiçoando
  5. Luneta Sonora 200: O que é para ser, será: episódio em vídeo!

Assine A Luneta

Receba os posts do site em uma newsletter enviada às segundas, quartas e sextas, às 8 da manhã.

Junte-se a 10 outros assinantes