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ENTREVISTA AO PORTAL ÔNIBUS PARAIBANOS- O PERFIL DE JOSIVANDRO AVELAR

Até este instante, ninguém havia me entrevistado na vida. Porém ela é uma entrevista mais específica sobre o tema mobilidade, […]
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Até este instante, ninguém havia me entrevistado na vida. Porém ela é uma entrevista mais específica sobre o tema mobilidade, logo não dá para fugir muito do assunto quando se é entrevistado por uma página sobre mobilidade.

Lógico que o editor do blog está aberto a outras entrevistas que vão mais além disso. O editor tem lá os seus mistérios e seus comportamentos. O blog está perto de completar 200 mil visualizações desde sua inauguração. O que significa que muita gente tem interesse e curiosidade de conhecer melhor o blog, principalmente a pessoa que o edita. Aliás, não precisa ter medo de perguntar, gente. O que for preciso responderei.

Há um tempo atrás eu fui entrevistado pelo portal Ônibus Paraibanos, e como o tema do portal sugere, a entrevista foi mais relacionada a mobilidade e aos assuntos do quais o portal trata. Falei sobre meus pontos de vista sobre o atual panorama de mobilidade urbana na capital e falei sobre o trabalho desenvolvido pelo Blog Josivandro Avelar, bem como sobre o projeto Companhia Ideias, que gerencia este blog e o All types & Fotoartes. Claro que não dá para esquecer o AT&F e o trabalho realizado pelo projeto, principalmente sobre as fotoartes relacionadas ao tema transporte (série “mobilidade imóvel”).

O post no Ônibus Paraibanos foi ilustrado com fotos que foram tiradas por mim e ilustraram vários posts relacionados ao tema no Blog Josivandro Avelar, além de uma das fotoartes do AT&F.

A entrevista foi ao ar na madrugada de hoje e gostaria de compartilhá-la com os leitores do Blog Josivandro Avelar.

Portal Ônibus Paraibanos- O perfil de Josivandro Avelar


Em mais um edição da “Coluna: Perfil”, apresentaremos o participante Josivandro Avelar, nosso amigo de João Pessoa, que colabora sempre e participa da Paraíba Bus Team e do Portal Ônibus Paraibanos, com textos, matérias, especiais, séries históricas e tudo mais. Não temos como dizer qual foi o momentos mais marcante do Josivandro dentro do nosso portal, mas que são suas imensas colaborações todos os momentos marcantes. Vamos conferir o perfil desse grande amigo e colaborador do Portal Ônibus Paraibanos!!!

Nome completo: Josivandro Fernandes de Avelar

Idade: 24 anos. A três meses dos vinte e cinco¹.

Aonde mora: Rangel, João Pessoa.

Sua Profissão: Estudante do oitavo período (o último, inclusive) de Publicidade e Propaganda no IESP.

Ônibus Paraibanos: Como e quando começou a sua admiração por ônibus? Conte-nos como começou a curiosidade sobre o assunto!

Josivandro Avelar: Desde criança, quando me mudei temporariamente da minha casa para uma outra no Cristo já que a casa onde atualmente moro estava em construção. A antiga casa de taipa caía para dar lugar a que hoje moro agora. Aí me mudei para a Rua dos Milagres junto com a minha família em 1992, 1993. Era a época do auge dos Setusa e dos minhocões da Transnacional (nem eu sabia que não eram exatamente o que pareciam, eram mutantes e isso só fui descobrir praticamente agora graças as memórias de Marcos Filho). Encantavam por se destacar na rua em meio aos veículos comuns. E na falta do que fazer, afinal tinha cinco anos de idade, usava caixas de gelo para fazer ônibus. Depois fui evoluindo até para as miniaturas.

Na estrutura em questão, passei a acompanhar as mudanças da mobilidade urbana e no que elas influenciavam na vida das pessoas; das circularizações das linhas até os troca-trocas no 2300. Como moro próximo da feira do bairro, por bem dizer o coração, dá para ter uma ideia do que acontece no corredor principal e nos alternativos – desde o que acontece com as linhas principais que passam na frente e atrás da rua da minha casa, até o Ceasa e o Vale das Palmeiras que passam mais longe de casa por uma questão de três quarteirões de distância de casa para cada linha. Uma curiosidade que ajuda muito você a não se perder na cidade e que ajuda a entender porque as coisas são daquele jeito e porque poderiam ser diferentes.

OP: Qual ônibus antigo (fora de linha) que mais aprecia?

JA: O Torino 1989, primeiro modelo de fato que passei a andar e que marcou época para mim.

OP: Quais empresas você admira?

JA: Eu não guardo assim uma admiração por empresa, pelo fato de que ora ela pode prestar um bom serviço, ora podem pisar na bola e aí não tem história nem admiração que proteja a imagem de uma marca. Com a Transnacional, por exemplo, tem momentos que ela pisa muito na bola mas volta e meia ela acerta algumas coisas. Com as empresas consideradas históricas, como a Marcos da Silva e a Mandacaruense, a mesma coisa. Você passa a acompanhar aquela empresa desde criança e ver que ela realmente construiu uma história ao longo dos anos, mas tem também aquelas deficiências como aliás todo mundo tem.

OP: O que você acha da busologia atualmente?

JA: Eu acredito que em todo lugar e em todo grupo existem pessoas confiáveis. E como em todo lugar sempre existe também aqueles que tumultuam. Por eu ser independente – porque queria construir a minha marca não só na busologia como também no meio da comunicação, e eu precisava diversificar públicos e atividades – acompanho o que todos tem feito e de uma maneira geral, acredito que a busologia precisa mais do que somente admirar um veículo; precisa entender que esse veículo não precisa ser bonito para ser visto, e sim funcional para ser usado. Afinal ele é componente de um conjunto chamado mobilidade urbana que precisa muito ser funcional, afinal todo mundo sente quando acontece um aumento de passagem ou queda de qualidade. Não é para menos que essas questões tem sido estopim dos movimentos de rua que têm acontecido recentemente.

OP: Qual sua opinião sobre o sistema de transporte na Paraíba?

JA: O sistema de transporte na Paraíba tem seus acertos, mas tem seus problemas como qualquer sistema de transporte no país. Costumo dizer que é preciso se dar um crédito de confiança a quem está atualmente mexendo com isso, pois não se acerta de uma tacada só, é um processo lento. Venho tocando muito recentemente num ponto delicado do sistema de transporte, que é a acessibilidade. Especificamente em João Pessoa, temos 260 ônibus adaptados, mas ainda temos uma dezena de linhas que não tem nenhum veículo adaptado rodando. Como é uma questão social, não tenho vergonha de “encher o saco” sobre o assunto principalmente nos trabalhos que executo nos blogs. Não podia, por exemplo, um bairro como a Penha estar isolado a pessoas de mobilidade reduzida e cadeirantes porque a empresa não dispunha de carro adaptado. Hoje colocou um, mas ainda falta outro em outra linha².

Também tenho as minhas queixas sobre o atual sistema do bairro onde moro, o Rangel, sobre a questão da sobreposição e má distribuição das linhas, coisas que renderam artigos nos blogs. O que a gente sente na pele a gente reproduz para o público. E em alguns momentos ele corresponde. Até hoje não me esqueço do sucesso que foi a arte do #chegajorge. Eu mesmo me surpreendi com a repercussão que aquela arte teve, e era simplesmente despretensiosa. Por causa dos quase 920 compartilhamentos que a imagem teve, isso ajudou a catalisar o projeto All types & Fotoartes que foi criado dois meses depois da publicação dessa arte. E isso ajudou a “homenageada” a se movimentar. Afinal, a São Jorge nunca havia comprado tanto carro usado como em 2012, e em 2013 ela adquiriu ótimos veículos mesmo seminovos. Se estava dentro da possibilidade da empresa, não vejo problema nenhum em ela comprar veículos seminovos. Agora mesmo ela está comprando veículos novos. Espero poder usufruir deles no meu itinerário de faculdade, uma vez que dependo do 1001 para ir para lá.

OP: Fale um pouco do seu trabalho a frente do Blog Josivandro Avelar.

JA: O blog existe há quatro anos e meio, e tem um “filho”, o All types & Fotoartes, que foi a repaginação do antigo blog de desenhos, e é o projeto onde as fotoartes são destacadas, até porque não há espaço no blog principal para todas elas. O projeto AT&F (o acrônimo do projeto) é sobre tudo; sobre o buraco na rua, sobre o ônibus que demora, sobre uma flor no jardim, sobre o que você sente, sobre o que você pensa, sobre o que você tem alegria e sobre o que você se revolta. Até pelo ambiente onde vivo e pelo que sinto no dia-a-dia, a mobilidade toma conta do projeto pelo menos uns 60%. O reflexo da repercussão do projeto está na fanpage do AT&F, onde muitas artes são publicadas antes de elas irem para o blog.

Sobre o blog propriamente dito, ele é de interesse geral. É sobre tudo e para todos. E procurei me diferenciar e atualizar o projeto para que ele se destacasse; além do All types, costumo escrever textos, artigos, lancei os balanços semestrais dos adaptados para que as pessoas saibam onde os ônibus adaptados estão, os cartazes comemorativos de datas, as próprias artes, assuntos dedicados ao design e identidade visual, área a qual pretendo seguir na publicidade. É um blog que alia exatamente o que você lê ao que você vê. A qualidade dos textos a qualidade das artes visuais publicadas ali, afinal, quando quis entrar nesse meio, entrei para não querer fazer qualquer coisa e até deixei meus primeiros textos arquivados lembrando do meu total amadorismo da época e de como eu evoluí nesses quatro anos e meio. E como o projeto amadureceu.

As marcas dos blogs fazem parte do projeto Companhia Ideias, um grupo de criação que criei em 2010 já com o blog consolidado e preparado para ter uma marca que foi melhorada agora. A Companhia Ideias deverá executar uma campanha para uma serigrafia, como trabalho de conclusão de curso para a faculdade onde estudo. Esse grupo é composto por mim e mais três meninas. Além de ser um projeto bem amplo, a marca e a página estão na apresentação da agência e ficarão registradas como fonte da origem da Companhia Ideias no TCC.

O Blog Josivandro Avelar é um projeto que amadureceu e que não é só mais um blog pessoal entre tantos. Criou projetos e um deles é esse trabalho de campanha. Na campanha a Companhia Ideias será uma agência de publicidade. É só mais uma das áreas onde começaremos a ir longe, dessa vez como uma equipe propriamente dita.

OP: Conte-nos um fato curioso que você vivenciou relacionado com ônibus.

JA: Só o 1001 me rendeu várias histórias, a maioria delas relacionada a carros da São Jorge aonde eu era literalmente o último a descer, já que os motoristas recolhiam os carros para a garagem após irem ao IESP, já que na maioria dos vezes os carros davam problemas. Em um eu desci e 5 metros depois o carro quebrou – era a primeira vez que pegava o 0285, em outro o carro nem chegou a sair do Hiper, quebrou no posto ao lado – o 0232, em outro eu ia pagar a passagem e fui orientado a subir pela frente porque o carro iria cortar caminho por estar atrasado. Acabei nem pagando a passagem.

Agora um bem curioso mesmo foi no ano passado. Depois de anos sem pegar o Ceasão (apelido carinhoso para o 201-Ceasa), resolvi voltar a andar nele e peguei o carro 0754 (o Viale hoje desativado), e na mesma parada em que eu vinha, subiu um moço que embarcou com um cartão de estudante que não era dele. A cobradora viu, tomou o cartão e começou uma confusão que durou absolutamente a viagem toda até que uma hora o motorista perdeu a paciência e reclamou daquele moço. Foi um “muído” só. Marcou a minha volta a linha 201 como opção de retorno para casa depois de uns quatro anos.

OP: Qual sua opinião em relação ao trabalho realizado pelo Grupo Paraíba Bus/Ônibus Paraibanos?

JA: Venho acompanhando o trabalho realizado pelos grupos desde o início, e mesmo não fazendo efetivamente parte deles, tenho colaborado, através de uma relação de parceria do meu projeto com este. É uma relação de troca, tanto dos textos publicados lá que são publicados aqui, quanto do trabalho dos fotógrafos do grupo que tem suas imagens utilizadas para as fotoartes. O projeto AT&F foi um dos pioneiros a mencionar o autor das fotos usadas nos trabalhos nas artes compartilhadas nas redes sociais, pela importância que o trabalho deles tem com o meu e como eles tem me ajudado. E mais que isso, que o fundamental da arte começou a partir deles, eu só faço o texto e coloco os filtros e bordas. É uma maneira de fazer a diferença e retribuir a ajuda. Tem sido importante e fundamental para o trabalho executado no Blog Josivandro Avelar. Afinal, nada se constrói sem boas parcerias, e o Ônibus Paraibanos tem sido um parceiro fundamental na divulgação e difusão dos projetos que eu desenvolvo. Por meio deles as pessoas conhecem melhor o meu trabalho e sabem que o que eu faço é bem amplo. Espero firmar também outras parcerias com aqueles que gostariam de contar comigo para divulgar aquelas situações nas suas cidades, pois além da amplitude de assuntos, quero também ampliar o projeto geograficamente para além da Paraíba.

O trabalho realizado pelo grupo tem sido de ampla qualidade e reconhecimento, e espero que continue indo longe como já tem ido longe. Desejo sucesso ao grupo e espero continuar contando com a parceria do mesmo. É fundamental manter relações de parceria construtivas, e essa tem sido uma delas.

Link: O Perfil de Josivandro Avelar


NOTAS DO BLOG:

1- Como a entrevista foi no mês passado, é daqui a um mês e meio que eu faço 25 anos.
2- A outra linha mencionada por mim era a 3207, que já recebeu adaptado uma semana depois desta entrevista.

*   *   *

E quem quiser me conhecer melhor, conversar comigo, bater um papo ou marcar entrevista, pode me procurar através da fanpage do blog, da página de contato ou pelo e-mail josivandroavelar@gmail.com. Estou à disposição para responder qualquer pergunta, dúvida, enfim, o que você quiser.


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